Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes Campus Linhares recebe programação do projeto Cultura em Toda Parte
Início do conteúdo da página

Ifes Campus Linhares recebe programação do projeto Cultura em Toda Parte

Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 13h30 | Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2022, 13h30

São palestras e oficinas gratuitas em várias áreas, como música, audiovisual e teatro.

O Ifes Campus Linhares vai receber atividades do projeto Cultura em Toda Parte 2022, nos dias 13 e 14 de abril. As ações incluem oficinas e palestras de áreas como música, audiovisual e teatro, e também serão realizadas no Ceefmti Bartouvino Costa, no município. A união da cultura e da educação é um dos destaques do Cultura em Toda Parte, que promove a formação com o objetivo de instrumentalizar o público de cada região.

Para participar, os interessados podem se inscrever via formulário Google. Cada oficina acontece ao longo de dois dias e as palestras acontecem em uma única apresentação. São 20 vagas para cada oficina e 60 vagas para as palestras. As inscrições e a participação nas atividades são gratuitas.

O Cultura em Toda Parte 2022 é uma idealização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e conta com a gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA. Essa iniciativa também conta com apoio da Findes, do Sesi, do Ifes Campus Linhares e da Prefeitura Municipal de Linhares. O Cultura em Toda Parte foi viabilizado por Edital de Chamamento da Lei Aldir Blanc, vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Veja a programação e faça sua inscrição:


Oficinas no Campus Linhares

Introdução à Produção Musical
com Marcelo Shimu
13 e 14 de abril, quarta e quinta, às 9 horas

Sobre a oficina: Para que uma música chegue até os ouvintes, seja numa mídia física (vinil, CD) ou através das plataformas online, há um processo que envolve diversas etapas e profissionais. Durante a Oficina de Produção Musical será possível entender o caminho da criação musical por trás das faixas sonoras que escutamos. Essa atividade também tem o objetivo de despertar e tornar a produção musical acessível principalmente para o público jovem e apresentará as etapas da produção (captação, edição, equalização, compressão, construção de beats e mixagem) até o resultado final de uma obra musical.

Sobre Marcelo Shimu: beatmaker desde 98, amante da música desde sempre. É produtor musical do Stúdio 3 que tem uma conexão forte com a cultura hip hop, o dub e a música eletrônica em geral. Desenvolve também tratamentos de áudio para projetos audiovisuais, peças eletroacústicas e paisagens sonoras. Já realizou o trabalho de produção musical para artistas como o Fora do Padrão, Júnior CP, Lecasul, Preta Roots, NC Crew, Cesar MC, MC 90 , VK Mac, Buda e Dudu MC.


Criação de Vídeos para Celular
com Andie Freitas
13 e 14 de abril, quarta e quinta, às 14 horas

Sobre a oficina: O objetivo é fazer com que os participantes entendam a poderosa ferramenta para o audiovisual que é o celular e oferecer meios para que possam utilizá-lo da melhor maneira possível.

Sobre Andie Freitas: fotógrafa, videomaker e roteirista e atua no mercado audiovisual desde 2012. Graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo, sempre foi apaixonada por contar histórias


Iniciação Teatral: O Corpo Popular
com Cleverson Guerrera
13 e 14 de abril, quarta e quinta, às 9 horas

Sobre a oficina: a formação pretende, através de exercícios e jogos teatrais, trazer a vivência e o estímulo do corpo popular, este corpo que fala e tem partitura corporal, sendo disponível que possibilita a mudança de pensar. Representa o movimento de vida, de festa e de celebração, visando a desconstrução do erudito e construção do saber que tem como alicerce o povo. O corpo festivo, afetivo e acessível. Estimulando a desmaterialização do corpo e desconstrução de estereótipos por meio da exploração de planos (alto/médio/baixo), buscando presença, imaginação criadora, percepção, intuição, memórias, sensação, ação… Isso tudo com a linguagem teatral.

Sobre Cleverson Guerrera: Educador social. Ator e bailarino, formado pela Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI e ator da Cia. Campaneli e coordenador do grupo Vira Lata de Teatro.


Palestras no Campus Linhares

Panorama Histórico da Capoeira Reza Forte
com Mestre Militão Reza Forte
13 de abril, quarta-feira, às 17 horas

Sobre a palestra: Genuinamente brasileira, a capoeira é uma expressão cultural criada pela população negra durante o período da escravidão e compreende elementos de arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. A capoeira é construída a partir das relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos e sua difusão ocorre de modo oral e gestual nas ruas e academias. Exemplo desse tipo de experiência está presente na trajetória da Associação Reza Forte de Capoeira Difusão Cultural e Socioambiental, organização liderada pelo Mestre Militão e que existe desde 1985.

Sobre Mestre Militão Reza Forte: artesão, músico e mestre de capoeira. É técnico em Meio Ambiente e Gestor Ambiental com atuação em todos os 78 municípios do Espírito Santo. Ainda criança, iniciou seu aprendizado na capoeira com seu avô e tem 46 anos de experiência em atividades de Capoeira e Cultura Negra com atuação em diversos estados brasileiros. Responsável pela formação de mais de 25 mestres de capoeira e de cerca de 20 associações de capoeira e cultura. É membro do movimento do movimento negro e idealizador de diversos projetos envolvendo capoeira e meio ambiente.


O Movimento Cineclubista Internacional e a Contribuição do Brasil
com Claudino de Jesus
14 de abril, quinta-feira, às 17 horas

Sobre a palestra: o Brasil sempre teve presença marcante na organização contemporânea da FICC, desde a retomada do movimento cineclubista nacional na década de 1970, tendo ocupado o Secretariado Latino-americano na década de 1980 e retornado à direção da entidade em 2006, ocupando a Vice-Presidência e depois a Presidência da entidade internacional. Estas representações significam a importância que tem o movimento brasileiro no cenário internacional. E particularmente o ES é destaque nesta história. Conhecer a história é passaporte para a construção do futuro!

Sobre Claudino de Jesus: médico, professor aposentado da UFES, gestor público, cineclubista, realizador e produtor cultural, iluminador cênico, ator e diretor teatral. Foi presidente do Conselho Nacional e da Federação Internacional de Cineclubes, membro do Conselho Nacional de Cinema e da Embrafilme, do Conselho da Secretaria do Audiovisual e dos Conselhos Municipal de Cultura de Vila Velha e do Estadual de Cultura. Sócio fundador da ABCD - ES, tendo sido seu Vice-Presidente, do Conselho Nacional de Cineclubes e da Organização dos Cineclubes Capixabas. Atualmente Secretário Adjunto para América Latina da Federação Internacional de Cineclubes

Palestra no Ceefmti Bartouvino Costa

Literatura: Escrita e Oralidade
com Jorge Nascimento
14 de abril, quinta-feira, às 19 horas

Sobre a palestra: a comunicação propõe discutir, de forma panorâmica, algumas questões as relações existentes entre Palavra e Literatura, quer seja pela escrita ou pela oralidade. Para atingir tal objetivo, faremos um levantamento histórico dessas modalidades até chegarmos às manifestações populares brasileiras, por exemplo, a Literatura periférica, os SLAMS, o RAP, o Samba, o Congo e o repente. Pensando tais formas de expressão popular como formas de resistência.

Sobre Jorge Nascimento: é professor no Departamento de Línguas e Letras da Ufes e atuou no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma Universidade. Doutor em Letras Neolatinas pela UFRJ. Suas pesquisas atuais envolvem os seguintes temas: Rap, Poesia Periférica, Literatura Brasileira, Literatura Espanhola e Hispano-Americana, Julio Cortázar e Crítica. É autor do livro Visagens (Editora Cousa) e também atuou como membro do corpo editorial da Revista Contexto e da Revista Eletrônica de Estudos Literários (Reel). Possui vários artigos sobre os temas de suas pesquisas em publicações nacionais e internacionais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página