Página inicial > Notícias > Pesquisa vai mapear demandas na área de tecnologia da informação e comunicação na Rede Federal

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 15h12 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 15h12

Objetivo do levantamento, do Conif, é ofertar cursos para estudantes e docentes.

Redes Móveis 5G, Segurança Cibernética, Ciência de Dados, Serviços em Nuvem, Redes de Fibra, Internet das Coisas – IOT e Governança em Tecnologia da Informação. A capacitação em alguma dessas áreas chama sua atenção? Pois é exatamente isso que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) querem saber.

As duas instituições lançaram dois questionários, sendo um para estudantes e outro para docentes, com o intuito de mapear as áreas de interesses do público ligado ao mercado de tecnologia da informação e comunicação (TICs), na Rede Federal. “Os cursos para 2022 serão definidos a partir do preenchimento de formulários on-line onde toda a comunidade acadêmica pode participar”, explica o coordenador do Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação (Forti), Paulo Henrique Bezerra.

O resultado da pesquisa vai nortear o desenvolvimento de capacitações no segundo semestre de 2022 graças a parceria firmada pelo Conselho e a Confederação no ano passado. A parceria tem como objetivo ajudar a formar mão de obra capacitada e preparada para as transformações do novo mercado de trabalho e para a revolução tecnológica que chegará com o 5G.

A ConTIC reúne as principais empresas brasileiras nas áreas de serviços de telecomunicações, internet, construção de infraestrutura de redes de telecomunicações e informática. E o Conif é o conselho de proposição e promoção de políticas de formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação, que atua na defesa da educação pública, gratuita e de excelência. Acesse os questionários clicando nos links abaixo.

Questionário para estudantes
Questionário para docentes