Página inicial > Notícias > Campus Aracruz inaugura usinas fotovoltaicas e obras de calçamento

Campus Aracruz inaugura usinas fotovoltaicas e obras de calçamento

Publicado: Terça, 10 de Maio de 2022, 10h53 | Última atualização em Terça, 10 de Maio de 2022, 10h53

Também houve o lançamento de programa de sustentabilidade ambiental

Imagem Aracruz

O Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizou, nesta segunda-feira (9), uma solenidade para inauguração das usinas fotovoltaicas instaladas durante o período em que as atividades pedagógicas e administrativas estavam sendo realizadas de forma telepresencial. As duas usinas, que foram demandas priorizadas pelo campus durante o projeto Reitoria Itinerante, têm capacidade para gerar, juntas, 120 kWp (quilowatt pico, medida usada para medir a potência máxima de placas solares) de energia. A expectativa é que o investimento de R$ 478 mil seja recuperado com a economia de energia contratada pelo campus em menos de 5 anos.

A solenidade também entregou a terceira e útima etapa das obras de calçamento da unidade, totalizando 9.800 m2 de área. O diretor-geral do Campus Aracruz, Leandro Bitti Santa Anna, fez uma breve apresentação sobre o histórico do campus e destacou a dedicação dos servidores envolvidos ao longo de todo o processo, que começou em 2017. Ele destacou o esforço para garantir a finalização dos calçamentos, que contaram com investimento de aproximadamente R$ 720 mil.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, parabenizou  a gestão do campus pelo evento, que reuniu a comunidade acadêmica para as inaugurações e apresentações de novos projetos. Ele destacou a importância do momento para prestação de contas. “Essa é uma obrigação que todos os gestores públicos temos, de apresentar os investimentos dos recursos que são de toda a sociedade”, disse.

Sustentabilidade

Durante a cerimônia, também aconteceu o lançamento do Programa Ifes Campus Aracruz Mais Sustentável, que prevê a participação da comunidade escolar, mas também está voltada para a realização de atividades além dos muros do Instituto. As ações partem do uso da ciência, da tecnologia e da inovação para a realização de ações ambientalmente sustentáveis e contará com a participação das escolas de ensino fundamental e médio, de instituições de ensino técnico e superior, além de empresas, associações de bairros, ongs e a comunidade em geral. A ideia é que o Ifes seja um indutor do processo de conscientização ambiental de Aracruz e de toda a região. A iniciativa foi apresentada pela coordenadora de Extensão do Ifes - Campus Aracruz, Tatiana Candeia da Silva Fortunato.

Além dos alunos e servidores do Ifes, o evento contou com a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e representante do Prefeito de Aracruz, Sr. José Eduardo Faria de Azevedo; da Secretária de Educação de Aracruz, Jenilza Spinassé Morellato; do Secretário de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira; do Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), Amadeu Wetler; e do assessor e representante do Deputado Federal Da Vitória, Sr. Marcos Soares.