Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Agecx realiza oficinas com coletivos em territórios do Espírito Santo
Início do conteúdo da página

Agecx realiza oficinas com coletivos em territórios do Espírito Santo

Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2022, 18h37 | Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2022, 18h42

Ação piloto faz parte de projeto com Secult para produção de conteúdos e fortalecimento de redes de cooperação nos territórios.

O Programa Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx), realizado em parceria  entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) como parte das ações do projeto Hub Criativo Virtual, vai oferecer oficinas de economia criativa experimental em quatro localidades do Espírito Santo: Viana, Linhares, Guarapari (Centro) e Guarapari (Região Norte). A formação envolve técnicas e saberes utilizados na produção de webséries, coberturas fotográficas e atividades artísticas como dança, grafite, capoeira, arte circense, entre outras. Os encontros acontecem entre os meses de maio e julho, em colaboração com os coletivos da Rede de Competências e Saberes Compartilhados.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no mesmo formulário do edital de acolhimento de coletivos da Agecx, que é de fluxo contínuo. O público-alvo são integrantes de coletivos do Espírito Santo que desenvolvam projetos ou tenham ideias para atuação nas localidades ou regiões onde acontecem as oficinas. 

Inscreva-se aqui

Durante os encontros, que terão um caráter de vivência e troca de experiências, serão desenvolvidas webséries temáticas e coberturas fotográficas sobre as histórias, ações e formas de organização dos coletivos participantes. Como também haverá captação de imagens para produção de webséries, a agenda de atividades de cada território prevê uma oficina preparatória de produção ou fotografia, e uma outra data, quando acontecem oficinas simultâneas com os saberes artísticos e culturais dos coletivos participantes da Rede. As demais datas serão pactuadas nesses dois primeiros encontros, pois envolvem o agendamento de atividades e restrições relacionadas com clima, condições de iluminação, definição de locações, entre outras. 

As oficinas, que também marcarão o lançamento de laboratórios de economia criativa experimental, acontecerão nos territórios que foram selecionados para uma experiência-piloto, a partir da afinidade em temas geradores e da articulação com unidades do Ifes.

Segundo o coordenador da Agecx, professor Robson Malacarne, a iniciativa apresenta um diferencial em relação às capacitações tradicionais voltadas para o empreendedorismo criativo, pois considera os saberes e as competências acumulados nos projetos já desenvolvidos nos territórios. “Não vamos levar modelos prontos, mas valorizar a vivência e as leituras dos coletivos sobre seu papel criativo para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental dos territórios, co-criando conteúdos audiovisuais singulares em cada um deles”, explica.

Para Lorena Louzada, gerente de Economia Criativa da Secult, a iniciativa soma-se a outras do Programa ES+Criativo, fortalecendo a ideia de ecossistema. “A arte, a cultura, a diversidade, a tecnologia e o meio ambiente são complementares e indissociáveis dos saberes e fazeres criativos”, explica.  

Raphael Gaspar, coordenador adjunto do projeto Hub Criativo Virtual destaca a importância da plataforma virtual que vai conectar os criativos capixabas. “Estamos integrando várias ações e serviços presenciais e virtuais, para potencializar iniciativas em economia criativa. Assim, teremos os conteúdos dos coletivos, trilhas para empreendedores, serviço de marketplace, observatório da inovação e da economia criativa, eventos de inovação, todos num mesmo lugar", lembra.

As webséries e as fotografias produzidas vão compor um acervo transmídia, disponibilizado na plataforma Hub Criativo Virtual, que está sendo desenvolvida em parceria entre a Secult, o Ifes, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Ceet Vasco Coutinho, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), por meio do Funcitec/MCI. 

Agenda de atividades 

Laboratório de Economia Criativa Experimental de Viana

Local: Ifes-Campus Viana

Tema gerador piloto do LabECX: logística e enredamentos em questões socioambientais e humanidades digitais.

  • Reunião de planejamento e oficina de cobertura fotográfica - 31/5 (terça-feira) - 14h
  • Oficinas de saberes coletivos e produção colaborativa da websérie - 6/6 (segunda-feira) - dia todo. (saberes: mapeamento de árvores frutíferas, cobertura fotográfica, captação de imagens, ações de educação ambiental, vivência sociocultural a partir do clube de minecraft, slam e batalha de rima)
  • Demais datas serão combinadas com os participantes nos meses de junho e julho.

Laboratório de Economia Criativa Experimental de Linhares (acolhimento dos coletivos de Montanha)

Local: Centro de Referência das Juventudes de Linhares

Tema piloto do LabECX: juventudes e diversidade

  • Oficina de fotografia - 03/06 (sexta-feira)
  • Oficina de Produção audiovisual - 10/06 (sexta-feira)
  • Demais datas serão combinadas com os participantes nos meses de junho e julho.

Laboratório de Economia Criativa Experimental de Guarapari (RNG)

Local: Bairro Perocão

Tema gerador piloto do LabECX:  socioeducomunicação comunitária e memória.

  • Oficinas de Grafite e Capoeira - 17/06 (sexta-feira) - 16h - Praça de Perocão
  • Oficina de Dança de Salão - 24/06 (sexta-feira) - a definir - Praça de Perocão
  • Oficina de leitura e escrita - 1º/7 - Horário e local serão combinados com os participantes, em Perocão.

Laboratório de Economia Criativa Experimental de Guarapari (Centro)

Local: Centro Cultural Casa Sinestésica

Tema gerador piloto do LabECX: vivências coletivas e arte urbana

  • Oficina de Produção com os Coletivos - 26/05 (quinta-feira) -19h
  • Oficinas de saberes compartilhados e produção da websérie (a definir - pactuado entre os coletivos no primeiro encontro) (saberes: produção e edição de vídeo, produção de vídeos com celular, circo, pole dance e lambe-lambe).

    -----

Saiba mais:

Laboratórios de Economia Criativa Experimental (LabECX)

Laboratórios de Economia Criativa Experimental são espaços de vivência e experimentação (físicos ou não) que integram a abordagem em economia criativa do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Núcleo Poiein). Partindo da leitura de que os discursos que sustentam a noção predominante de economia criativa referem-se a modelos de desenvolvimento que não conseguem responder sozinhos às expectativas e necessidades das pessoas, a metodologia proposta visa produzir compreensões complementares e suplementares sobre o papel da criatividade e da inovação, a partir de referenciais que considerem as singularidades dos indivíduos, dos coletivos e dos territórios, entendendo suas questões históricas, ancestrais, sociais, culturais, ambientais, econômicas, entre outras. Nesse sentido, os coletivos são considerados agentes fundamentais para as noções de territórios criativos, empreendedorismo criativo, desenvolvimento territorial, entre outras falas presentes discursos sobre inovação e desenvolvimento. 

Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx)

A Agência de Economia Criativa Experimental é um Programa de Extensão do Campus Viana do Ifes com o objetivo de acolher, dar suporte metodológico e desenvolver ações com coletivos nos territórios do Espírito Santo. Como ação institucional do Ifes, o Programa acolhe projetos de extensão voltados para a ação comunitária nos campi, bem como aproxima os coletivos dos núcleos e programas do Instituto (Núcleo de Arte e Cultura, Incubadora, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, Núcleo de Educação Ambiental, Laboratórios, etc.). A Agecx é parte da oferta de serviços aportados pelo Ifes no projeto Hub Criativo Virtual do Programa Espírito Santo Mais Criativo (ES+Criativo), realizado pela Secult em parceria com outros órgãos e instituições públicas e privadas.

Rede de Competências e Saberes Compartilhados (RCSC ou Rede)

A Rede de Competências e Saberes Compartilhados é a rede proposta pela Agência de Economia Criativa Experimental aos coletivos interessados em participar de suas ações. Prevê encontros e seminários para colaborar com a identificação e sistematização de metodologias e com a estruturação de projetos, estimulando a ação colaborativa (entre coletivos; e entre coletivos e instituições) para potencialização dos seus resultados. Para participar da Rede, os coletivos devem se inscrever em edital de fluxo contínuo disponibilizado pelo Ifes. Cada coletivo é tratado de forma singular. De acordo com suas afinidades com temas geradores propostos pelas unidades do Ifes e sua localização, há também a oportunidade de participar de encontros e capacitações, bem como de atuarem como oficineiros nas ações da Agecx, compartilhando seus saberes e experiências com outros coletivos nos territórios.

Temas geradores dos Laboratórios de Economia Criativa Experimental

Os temas geradores dos LabECX são definidos a partir da afinidade entre os coletivos do território e a disponibilidade de competências nos campi do Ifes, entre os participantes do Núcleo Poiein, ou, ainda, nos parceiros. Durante o 1º Encontro de Coletivos da Agecx, os coletivos definiram 3 grandes grupos de afinidades e competências: socioambiental; diversidade; e leitura e tecnologia (humanidades digitais). Como consequência, os laboratórios que estão em fase de estruturação possuem os seguintes temas: Viana - logística e enredamentos em questões socioambientais e humanidades digitais; Linhares - juventudes e diversidade; Guarapari (Região Norte): socioeducomunicação comunitária e memória; Guarapari (Centro): vivências coletivas e arte urbana.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página