Ifes participa de missão internacional do MEC focada em tecnologia e inovação na Alemanha
A missão ocorreu entre os dias 15 e 20 de maio, na região de Stuttgart, onde ficam as sedes de várias empresas multinacionais inovadoras.
A Secretaria de Educação Profissional Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) promoveu missão de benchmarking internacional sobre práticas alemãs na área da educação profissional e tecnológica integrada ao setor produtivo e à inovação, no âmbito do Programa eduCA+, visando ao desenho de novas estratégias para o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro. Da delegação participaram, representando o Ifes, o reitor, Jadir Pela, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo.
A missão ocorreu entre os dias 15 e 20 de maio, na região de Stuttgart, onde ficam as sedes de várias empresas multinacionais inovadoras. A programação oficial da missão foi elaborada em parceria com a Fundação Steinbeis-SIBE, sediada em Stuttgart, e contou com reuniões, painéis, palestras e visitas técnicas em instituições do governo do estado de Baden-Wurttemberg; a instituições de ensino e de pesquisa (Gewerbliche Schule Backnang, KIT - Karlsruhe Institute of Technology e a Universidade de Ciências Aplicadas de Esslingen); e a empresas multinacionais inovadoras (Bosch Rexroth Innovation Center, Christiani Lab e FESTO).
Houve, ainda, uma visita à UNEVOC, instituição ligada à ONU e responsável por programas de cooperação internacional na área da educação profissional e tecnológica. A agenda aconteceu em Bohn, sede da UNEVOC na Alemanha, e resultou na aproximação do Brasil com a instituição, com foco específico na parceria PALOPs (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), no âmbito da educação profissional e do empreendedorismo.
No último dia da missão, a Setec/MEC apresentou e discutiu as ações realizadas em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), no âmbito do Projeto Profissionais do Futuro, nas áreas de energias renováveis, digitalização, economia circular e bioeconomia.
Importância da missão para o Ifes
Segundo o reitor, a missão oportunizou o aprofundamento do conhecimento sobre o modelo alemão de integração da educação profissional com o setor produtivo, especialmente no contexto da indústria 4.0. "Foi possível constatar que, de fato, as instituições da Rede Federal praticam uma educação profissional e tecnológica de excelência, mas que precisa ser ajustada ao novo contexto mundial que se impõe no campo industrial, com a automação, a mecatrônica, internet das coisas, a logística e a manufatura avançada, que dentre outras são disciplinas importantes para a viabilização da indústria 4.0. O tema é relevante, também, no contexto do planejamento estratégico da Cidade da Inovação, plataforma por meio da qual serão vivenciadas muitas oportunidades de transformação institucional, nesse contexto."
A missão na Alemanha oportunizou ainda a realização de agenda de trabalho na Áustria, país vizinho e de economia extremamente inovadora. Na oportunidade, o reitor e o pró-reitor visitaram o embaixador do Brasil em Viena, Dr. Nelson Antonio Tabajara de Oliveira, que recebeu com entusiasmo a possibilidade de construir parcerias entre o Ifes e organizações austríacas, no contexto da Cidade da Inovação.
"Foi uma ação de capacitação que traz muitos benefícios para a melhor compreensão e para elevar as possibilidades de realização de ações no contexto do mundo 4.0", expressou o reitor Jadir Pela.
Já o pró-reitor Luciano Toledo enfatizou que "as agendas internacionais servem para ampliar o nosso campo de visão sobre as possibilidades de atuação da nossa instituição, mas devem sempre ter consequências práticas, e é nisso que vamos nos dedicar nas próximas semanas, visando consolidar ações e parcerias decorrentes dessa agenda internacional".
Redes Sociais