Página inicial > Notícias > Ifes participa do Tecnoagro 2022 com palestras sobre sustentabilidade e tecnologia

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 15h11 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 15h11

Evento, realizado pela Rede Gazeta, tem a parceria do Instituto e acontece em 9 e 10 de junho.

Quatro palestrantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) marcarão presença no TecnoAgro 2022, evento gratuito realizado pela Rede Gazeta, voltado à divulgação de tecnologia e promoção da inovação e capacitação no agronegócio capixaba. Este ano, a programação será realizada em Linhares, nos dias 9 e 10 de junho, a partir das 8 horas, no Conceição Hall.

No total, serão cerca de 50 palestras, workshops, painéis, feira de negócios, salas de capacitação, exposição de estandes para patrocinadores, feiras culturais e atrações musicais. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 8 de junho. Vale lembrar que as palestras e painéis do Palco principal e auditórios contam com limite de capacidade, portanto as inscrições serão confirmadas por ordem de chegada.

Pelo Ifes, os palestrantes serão: Fidelis Zanetti de Castro, que abordará a “Qualidade produtiva da pimenta rosa usando Inteligência Computacional”; Wanderson Romão, com “O uso de tecnologia analítica 100 % capixaba no Agronegócio”; Antonio Fernando de Souza, que falará sobre a “Seca de ramos do cafeeiro conilon: fatores associados e estratégias integradas de manejo”; e Sávio da Silva Berilli, com o tema “A sustentabilidade na agricultura”.

Acesse a página do TecnoAgro 2022 para mais informações e inscrições no evento.

Veja mais detalhes sobre as palestras dos servidores do Ifes:

Qualidade produtiva da pimenta rosa usando Inteligência Computacional
Palestrante: Prof. Dr. Fidelis Zanetti de Castro - professor e pesquisador no Campus Serra. É doutor em Matemática Aplicada pela Unicamp (2018), com tese premiada. Possui uma diversificada lista de contribuições científicas na interface entre Matemática Pura, Matemática Aplicada e Inteligência Computacional.

Sinopse:
O fruto da aroeira (Schinus terebinthifolia), a pimenta-rosa, é um produto de exportação cuja demanda tem aumentado significativamente em todo o mundo. O fruto destaca-se por apresentar características condimentares e substâncias quimiopreventivas com aplicações em diversas indústrias, em particular a alimentícia, a farmacêutica e a cosmética.

O recente aumento na disponibilização de dados relativos à pimenta rosa, como imagens aéreas de plantações, imagens e vídeos de frutos, bem como dados químicos e biofísicos, tem apoiado a área de Inteligência Computacional na construção de sistemas inteligentes de suporte à tomada de decisão.

Nesta palestra, apresentaremos um recorte contextual do projeto Pink, parceria dos campi Serra, Vila Velha e Itapina do Ifes e do Incaper, dando destaque a algumas tecnologias que têm permitido identificar estádios fenológicos de maturação da pimenta rosa, predizer a data ideal de uma colheita e realizar a rastreabilidade de uma produção.

O uso de tecnologia analítica 100 % capixaba no Agronegócio
Palestrante: Diretor de Pesquisa e Prof. Dr. Wanderson Romão – químico, mestre em Físico-Química pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e doutorado em Ciências pela mesma Universidade (2010). É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da Ufes e do Programa de Ensino de Química (ProfQui) do Ifes – Campus Vila Velha. O docente tem desenvolvido pesquisas principalmente nas linhas de Química Forense, Espectrometria de Massas, Petroleômica, e Agronegócio. É membro da Academia Brasileira de Ciências e Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1D do CNPq.

Sinopse:
A palestra abordará uma temática envolvendo o uso de métodos analíticos que vai desde o uso da espectroscopia na região do infravermelho até o uso de aplicativo de smartphones no controle de qualidade de frutas capixabas como manga, abacaxi, uva, juçara, coco e alimentos e bebidas como leite, azeite, café e cerveja.

Palestrante: Prof. Dr. Antonio Fernando de Souza – graduado em Agronomia e doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa. Desde 2009 desempenha função docente nos cursos Técnico em Agropecuária, Licenciatura em Ciências Biológicas e Agronomia do Campus Santa Teresa. Coordena o programa de Extensão Clínica Fitopatológica do Ifes. Tem experiência na área de Agronomia e desenvolve pesquisas na linha do Manejo Integrado de Doenças de Plantas.

Sinopse:
A palestra abordará os principais fatores relacionados à seca de ramos do cafeeiro conilon, especialmente quando associada a fungos fitopatogênicos, e discutirá algumas medidas que estão sendo adotadas para o manejo integrado do problema nas lavouras.

A sustentabilidade na agricultura
Palestrante: Prof. Dr. Sávio da Silva Berilli – possui graduação em Agronomia (2003), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. É professor e pesquisador lotado no campus de Alegre, onde ministra aulas de “Uso de Resíduos na Agricultura” e “Ecofisiologia na Agroecologia”, como professor/orientador no Mestrado Profissional em Agroecologia. Em 2021 , foi o primeiro pesquisador produtividade tecnológica do CNPq (DT), nível 1 de toda rede dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil.

Sinopse:
A palestra abordará as motivações para ser sustentável e como isso acontece na área da agricultura. Também vai mostrar que para atingir a sustentabilidade é preciso estar antenado a oportunidades não convencionais, em busca de novas alternativas, e como a pesquisa pode ajudar os produtores nesse desafio, que é uma necessidade do mundo de hoje.