Página inicial > Notícias > Campus Vila Velha inaugura bloco de laboratórios e obras de urbanização

Campus Vila Velha inaugura bloco de laboratórios e obras de urbanização

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 10h27 | Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 17h04

Investimento de cerca de R$ 4,3 milhões foi realizado com apoio de emendas parlamentares

Materia dentro1

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) entregou, nesta segunda-feira (6), a conclusão das obras do Bloco de Extensão Tecnológica e da drenagem, iluminação e urbanização do Campus Vila Velha. A solenidade de descerramento das placas reuniu autoridades e lideranças para a inauguração das estruturas, que contaram, ao todo, com investimentos de R$ 4,37 milhões de reais.

O bloco dedicado às atividades de extensão tecnológica vai contar com 8 laboratórios, entre eles os de central analítica, de cosmetologia, de cervejas e matérias primas, de ensino maker, de microscopia,de toxicologia, e de química verde, além de um laboratório de psicologia, uma sala de estudos coletiva e salas administrativas que possibilitarão o desenvolvimento e difusão da ciência e tecnologia. Outro espaço previsto para o prédio é o laboratório de microscopia para crianças, que será voltado para projetos de alfabetização científica para alunos desde o primeiro ciclo do ensino fundamental. Ao todo, foram investidos na obra do bloco aproximadamente R$ 2,6 milhões de reais.

Já as obras de drenagem, iluminação e finalização da urbanização da unidade, que incluíram aterramento e aplicação de grama de uma área de mais de 19 mil m², tiveram um investimento de cerca de R$ 1,7 milhões. Tanto os recursos para a construção do bloco, como as de urbanização, contaram com recursos oriundos de emendas de parlamentares da bancada federal capixaba.

Solenidade

A solenidade de descerramento das placas contou com as presenças do reitor do Ifes, Jadir José Pela, do diretor-geral do Campus Vila Velha, Diemerson Sacchetto, e do Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Kedson Souza. Também compareceram os deputados federais Neucimar Fraga, Felipe Rigoni e Helder Salomão, além do vice-prefeito Vitor Linhalis, vereadores e lideranças empresariais. O evento foi prestigiado por alunos e servidores do campus. O deputado federal Amaro Neto justificou a ausência e enviou um representante. Os parlamentares federais Paulo Foletto e Lauriete Rodrigues justificaram a ausência.

O reitor Jadir Pela fez questão de agradecer nominalmente a cada uma das autoridades presentes e disse que conta muito com os representantes da sociedade capixaba no Congresso Nacional. “Temos aqui em Vila Velha um exemplo da importância dessas parcerias, mas é assim em toda nossa instituição, que agora vai inaugurar mais três unidades, graças ao empenho de todos vocês”, disse.

O diretor Diemerson Sacchetto falou da importância das obras para a comunidade escolar. O diretor lembrou do desempenho acadêmico do Ifes Vila Velha, que obteve o melhor resultado do Brasil entre as instituições federais de educação na última vez que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve as médias comparadas divulgadas pelo MEC. “São prédios, calçamentos, áreas verdes que dão suporte a ações e projetos educacionais que transformam a vida das pessoas”, afirmou.

Os parlamentares reafirmaram a disposição em continuarem contribuindo com a destinação de recursos públicos para o Campus. Neucimar Fraga também lembrou a importância do campus para a região e o município. Ele ressaltou que, antes do Ifes, o local era um depósito de lixo. Felipe Rigoni destacou as possibilidades de novas parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, a partir de estruturas como as do campus. O deputado Helder Salomão falou da importância da Educação para os jovens, parabenizando servidores e alunos do campus. Já o vice-prefeito destacou as parcerias que estão sendo firmadas entre o Ifes e a Prefeitura de Vila Velha.

O Bloco de Extensão Tecnológica vai possibilitar o desenvolvimento de atividades e novos projetos nas áreas ambiental, cosmética, de bebidas e forense. Já a drenagem, iluminação e finalização da urbanização do campus possibilitará a futura implantação do parque esportivo e demais instalações.