Página inicial > Notícias > Ifes e Prefeitura de Viana firmam acordo de cooperação com Casa dos Açores

Ifes e Prefeitura de Viana firmam acordo de cooperação com Casa dos Açores

Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 14h40 | Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 15h09

Evento no Rio de Janeiro contou com presença do reitor do Ifes e do prefeito de Viana

Imagem Açores Dentro

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Prefeitura Municipal de Viana (PMV) e a Casa dos Açores do Rio de Janeiro (CARJ) firmaram, nesta segunda-feira (20), um acordo de cooperação técnica visando a valorização da memória do arquipélago lusitano no município capixaba, que é considerado o berço da imigração açoriana no Espírito Santo. A cerimônia aconteceu na sede da Casa dos Açores, localizada na capital fluminense.

O acordo prevê ações acadêmicas, culturais e de formação continuada, visando ampliar a quantidade de estudos e pesquisas relacionadas ao tema, a capacitação de servidores municipais de Viana e a realização de eventos e intercâmbios envolvendo as três instituições. Do plano de trabalho constam, por exemplo, apoio para a elaboração da Política Municipal de Tombamento e Salvaguarda do Patrimônio Material e Imaterial relacionado à imigracação açoriana e a realização de oficinas de gastronomia e artesanato açoriano, destinadas aos donos de restaurantes, artesãos e outros trabalhadores dos vários setores da economia criativa.

Participaram do ato de assinatura, representando o Ifes, o reitor, Jadir Pela, a diretora-geral do campus Viana, Regiane Teodoro do Amaral, o professor Robson Malacarne e a professora Fabiene Passamani. Já a Prefeitura de Viana foi representada pelo prefeito Wanderson Bueno, o vice-prefeito Fabio Luiz Dias e a secretária de Esporte, Cultura e Turismo Renata Weixster. Todos foram recebidos pelo presidente da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, João Leonardo Soares, e pelo diretor cultural, Daniel Gonçalves. Durante a visita, além da assinatura do memorando, os participantes presenciaram uma intervenção cultural a partir de uma demonstração de música tradicional açoriana tocada em uma viola de quinze cordas.

Acordo entre o Ifes e a UAC

Em fevereiro deste ano, o Ifes e a Universidade dos Açores assinaram um memorando de entendimentos para a realização de diversas atividades. O acordo já viabilizou a realização de dois eventos acadêmicos internacionais, a partir do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Ifes (PPGEH).

Outras ações estão em fase de elaboração, como um intercâmbio, que pretende receber no segundo semestre deste ano uma comitiva de alunos e professores da UAC. A iniciativa é articulada pela professora do Campus Guarapari e pesquisadora do tema, Fabiene Passamani, pelo Núcleo de Estudos em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Núcleo Poiein) e pelo PPGEH.

Imigração açoriana em Viana*

A imigração açoriana é uma das bases da formação da população do Município de Viana, que, por meio do então Intendente da Polícia do Príncipe Regente, recebeu entre os anos 1812 e 1814 das ilhas dos Açores - Arquipélago de Portugal, 53 famílias a pedido do governador da Capitania Francisco Alberto Rubim. Ao chegarem ao Espírito Santo, os ilhéus foram ocupar a região entre os rios Formate e Santo Agostinho, afluentes do Rio Jucu.

Com o crescimento da população, o governo edificou um templo católico, a Matriz Nossa Senhora da Conceição, construída pelos imigrantes açorianos no período de 1815 a 1817. A construção foi patrocinada pela intendência Geral de Polícia e sua inauguração contou com a presença do próprio governador da capitania, Francisco Alberto Rubim.

A primeira Festa do “Divino Espírito Santo” foi realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição em 07 de julho 1817. Desta festa, trazida pelos Açores, emana a religiosidade do povo Vianense. Os festeiros, sempre um homem e uma mulher, que não fossem da mesma família, eram sorteados um ano antes e faziam toda a festa às suas custas.

*Trecho extraído da Justificativa do Acordo de Cooperação Técnica.

Com colaboração de informações e imagem da Prefeitura Municipal de Viana.