Página inicial > Notícias > Ifes inaugura blocos de salas de aulas e laboratórios no Campus Aracruz

Ifes inaugura blocos de salas de aulas e laboratórios no Campus Aracruz

Publicado: Terça, 28 de Junho de 2022, 14h19 | Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 17h06

Obras contaram com recursos de convênio com a Petrobrás e de emendas parlamentares

Imagem Aracruz Dentro

O Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou, nesta segunda-feira (27), a solenidade de inauguração de duas novas edificações para atender alunos, servidores e a comunidade externa. Os novos blocos F e G contam, ao todo, com cerca de 2.400 m² e foram construídos a partir de convênio com a Petrobrás S.A. e com recursos complementares de emendas parlamentares. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 6 milhões em obras e equipamentos. A cerimônia contou a participação de servidores, estudantes, autoridades municipais, estaduais e convidados de Aracruz e da região.

O bloco F é fruto do convênio com a Petrobras e conta com aproximadamente 1.700m² de área construída. Nesta edificação, foi construído um auditório e 13 espaços para laboratórios e salas de aula. Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões, tanto para a obra, quanto para a aquisição de mobiliário e equipamentos. Já o bloco G possui aproximadamente 700 m² de área construída e abrigará todos os projetos e laboratórios de extensão tecnológica, como o Núcleo de Inovação, o Araero, o Morobaja, Espaço Maker, Empresa Júnior, NEA, Espaço para prototipagem, entre outros. O espaço recebeu investimentos de aproximadamente 1 milhão de reais.

Durante a cerimônia, o reitor do Ifes, Jadir Pela, agradeceu à Petrobras, aos parlamentares da bancada federal capixaba, e ao governo estadual, representado no evento pela vice-governadora Jaqueline Moraes. “Esse campus sempre contou com o apoio e a parceria da sociedade, dos parlamentares e do governo estadual, desde seu nascimento”, lembrou. Jadir agradeceu ainda aos parlamentares Da Vitória e Helder Salomão, articuladores dos recursos federais para a realização das obras.

De acordo com o Diretor-geral do Campus, Leandro Bitti Santa Anna, o projeto só foi possível devido à dedicação e empenho dos servidores do campus, que não mediram esforços para viabilizar sua execução. “São muitos os desafios e complexidades que envolvem a execução de obras no setor público, principalmente no contexto da pandemia, mas nossa equipe manteve a persistência, o foco e a dedicação, superando os obstáculos e possibilitando essa sensacional entrega no dia de hoje” disse.

As falas do prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, dos deputados Da Vitória e Helder Salomão e da vice-governadora enfatizaram a importância da educação para a vida das pessoas para o desenvolvimento da região de Aracruz. “Às vezes a gente está diante de grandes desafios e é preciso que um professor ou uma professora nos incentive a continuar, como aconteceu comigo e acontece todos os dias com milhares de pessoas. Por isso parabenizo pelo trabalho brilhante que vocês fazem aqui no Ifes, pois ele muda vidas”, disse Jacqueline Moraes.

Com informações do setor de Comunicação Social do Campus Aracruz. Confira algumas imagens e outras informações.