Página inicial > Notícias > ProfEPT divulga edital para credenciar docentes permanentes

ProfEPT divulga edital para credenciar docentes permanentes

Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2022, 14h02 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 16h47

Do total de vagas, três são para o Campus Vitória.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou edital para credenciamento de docentes permanentes. As inscrições já começaram e vão até 29 de julho. São 60 vagas ofertadas, distribuídas entre as 28 instituições associadas ao programa em diferentes Institutos Federais. Para o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), são ofertadas três vagas no Campus Vitória, que é associado ao ProfEPT. Acesse o edital em: profept.ifes.edu.br/editais/docente.

Podem se inscrever professores efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atuem em regime de trabalho de 40h ou DE, que possuem título de Doutor, em programa reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou reconhecido por instituição brasileira, se obtido em instituição estrangeira. É preciso ainda apresentar produção científica intelectual nos últimos três anos (mais a fração do ano corrente) compatível com o especificado nos critérios da comissão da área de Ensino da Capes ou na área de concentração do ProfEPT e suas linhas de pesquisa, que tenham correlação/aderência com a área de Ensino/EPT, além de outros requisitos previstos no edital.

A seleção visa completar o quadro de vagas de professores por Instituição Associada. O programa tem buscado cumprir a meta de propiciar formação de pós-graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica por todas as regiões e estados brasileiros e, para isso, torna-se necessário completar o seu quadro de vagas docentes, garantindo, inclusive, a ampliação de vagas de orientação para o próximo Exame Nacional de Acesso (ENA).

Sobre o ProfEPT
O programa tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas na área. Coordenado pelo Ifes, o ProfEFPT foi idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).