Divulgada a distribuição de bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica
Pesquisadores e estudantes bolsistas devem ficar atentos para cadastro no SigPesq.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgou a relação com a distribuição de bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação do Ifes (Picti). A divulgação se refere aos classificados nos seguintes editais: 01/2022, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) para novos pesquisadores; 02/2022, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; 03/2022, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica; e 04/2022, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – Pibic-Jr.
A pró-reitoria destaca que, agora, os pesquisadores e os estudantes bolsistas devem ficar atentos ao cadastro dos planos de trabalho e dos dados da equipe participante no Sistema da Pesquisa (SigPesq), que pode ser acessado pelo https://sigpesq.ifes.edu.br/. A contratação das bolsas será de 1º de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.
No caso de aumento no número de bolsas captadas ou disponibilidade das existentes, a redistribuição será feita para os próximos pesquisadores da lista de aprovados que indicaram estudantes voluntários até o dia 31 de agosto.
Confira as orientações da PRPPG sobre o cadastro no SigPesq:
1. Após a divulgação do resultado final, o (a) orientador(a) deverá implementar o plano de trabalho no SigPesq. Para isso, após a seleção do estudante que desenvolverá a IC, o(a) orientador(a) deverá seguir os seguintes procedimentos:
a) Cadastrar orientação e termo de compromisso: o estudante deverá realizar o cadastro no SigPesq, preenchendo corretamente os dados. Atentar para os dados bancários, no caso de bolsista.
Pesquisador: <entrar no Sigpesq> ir em <INÍCIO> e <MEUS PROJETOS> entrar na página do <PROJETO DE PESQUISA> Ir em <EQUIPE> e Cadastrar o seu nome e do estudante na equipe do projeto. Caso tenha outro pesquisador na equipe que será orientador em outro PT, este também deve ser colocado na equipe.
Ir em <ORIENTAÇÃO> e <ADICIONAR (+)> Na caixa de diálogo que será aberta, preencher com os dados: data de início (01/09/2022) e fim (31/08/2023), selecionar o plano de trabalho, orientador(a), orientado(a), unidade de execução, carga horária (apenas voluntários podem optar por 10 horas semanais) e clicar em <ADICIONAR>.
2. Aguardar cerca de 1 a 2 dias e entrar novamente no SigPesq e ir em <MINHAS ORIENTAÇÕES> e selecionar a orientação desejada para ter acesso ao termo de compromisso gerado pelo sistema;
3. Verificar as informações contidas no termo de compromisso e assinalar que está de acordo;
4. Estudante: entrar no SigPesq, ir em <ORIENTAÇÕES> , selecionar a sua orientação e ler o termo de compromisso. Preencher com informações solicitadas e assinalar que está de acordo com o termo.
5. No caso de redistribuição de bolsas (aumento de cotas ou disponibilidade) as mesmas serão distribuídas apenas para os próximos pesquisadores da lista de aprovados que indicaram estudantes voluntários até 31/08/2022.
6. Os planos de trabalho sem estudante indicado até o dia 31/08/2022 serão considerados "cancelados".
7. A contratação das bolsas seguirá as regras e especificidades de cada agência de fomento e as orientações estarão disponíveis na página de cada edital (SigPesq ou https://prppg.ifes.edu.br/editais).
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