Página inicial > Notícias > Programe-se e Reprograme-se

Programe-se e Reprograme-se

Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 15h48 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 16h47

Conheça mais sobre os projetos do Ifes e da Act!on

Programe-se e Reprograme-se

São projetos de qualificação profissional realizados pelo Ifes e pela Associação Capixaba de Tecnologia – ACT!ON.

Conheça o Reprograme-se
O Reprograme-se tem o objetivo de qualificar jovens e adultos visando a sua inserção ou recolocação no mercado de trabalho para desempenhar funções na área da Tecnologia da Informação (TI).

Pelo Reprograme-se estão sendo ofertadas 1.140 vagas para o curso de Qualificação de Jovens e Adultos em Desenvolvimento de Sistemas Web, que é oferecido pelo Campus Cachoeiro de Itapemirim. A qualificação será realizada na modalidade a distância, com apoio presencial nos polos dos municípios de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

O curso terá duração de 8 meses. O estudante contará com acompanhamento e orientação de professores, tutores e monitores.

Veja o Edital 25/2022 - Processo Seletivo de Estudantes para o Curso do Projeto “Reprograme-se”

Conheça o Programe-se
Destinado a estudantes que estão cursando o ensino médio, oferta uma formação com duração de dois semestres, sendo 40 % da carga horária presencial e 60% a distância. A expectativa é desenvolver nos alunos o interesse na área de Tecnologia da Informação (TI).

A formação visa preparar programadores de software, por meio da utilização de abordagens pedagógicas como robótica e jogos digitais. A ideia é inserir os jovens estudantes, em estágio inicial de formação, no mercado de tecnologia; o que mais emprega no Estado e que oferece altos salários.

Vale lembrar que, no Programe-se, a formação da turma de alunos se dará por intermédio da parceria da unidade do Ifes, executora da formação, e a escola pública parceira.