Página inicial > Notícias > Comissão realiza visitas para orientar campi sobre curricularização da extensão

Comissão realiza visitas para orientar campi sobre curricularização da extensão

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 16h51 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 16h43

Objetivo é discutir estratégias para implantação da extensão curricularizada na graduação.

Visita comissao extensao

A Comissão de Curricularização da Extensão do Ifes está realizando uma série de visitas aos campi com o objetivo de discutir e orientar estratégias e possibilidades para implantação da extensão curricularizada nos cursos de graduação. Os trabalhos da comissão tem como objetivo mobilizar os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), Colegiados dos Cursos, Diretores de Ensino e de Extensão e gestores de programas e projetos de extensão no sentido de inserir a extensão nos currículos dos cursos de graduação, em atendimento ao Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014/2024, instituído pela Lei nº 13.005/2014.

O atual PNE estabeleceu 20 metas a serem cumpridas até 2024, sendo um dos grupos referentes ao ensino superior, de responsabilidade dos Governos Federal e Estaduais. Entre as estratégias prioritárias estabelecidas na meta 12, está a estratégia 12.7, que visa “assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”. O prazo limite para a implantação da curricularização da extensão foi prorrogado até 19 de dezembro de 2022, conforme Resolução CNE/CES nº 1, de 29 de dezembro de 2020.

O Ifes vem se organizando desde 2017 para a implantação da extensão curricularizada em seus cursos de graduação. Inicialmente, foram criadas comissões provisórias que elaboraram os documentos identitários que nortearão a Curricularização da Extensão em todos os cursos de graduação no Instituto até o ano de 2023. Após esse trabalho inicial, foi implantada a Comissão Permanente, que agora está visitando os campi para apresentar o Guia de Curricularização da Extensão e tratar de ações que contemplem a meta definida pelo PNE.

Já foram visitados os campi Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante. As próximas visitas previstas são:

04/10 - Campus Cariacica

11/10 - Campus Centro-Serrano

18/10 - Campus Piúma

25/10 - Campus Ibatiba

Para saber mais sobre a curricularização da extensão no Ifes acesse: proex.ifes.edu.br/curricularizacao-da-extensao. E o contato para falar com a Comissão é curriculariza@ifes.edu.br.