Página inicial > Notícias > Projeto Rio Doce Escolar oferta vagas em formação para educadores

Projeto Rio Doce Escolar oferta vagas em formação para educadores

Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2022, 17h48 | Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 17h32

Inscrições foram prorrogadas até 21 de novembro.

O Projeto Rio Doce Escolar está com inscrições abertas, até 21 de novembro, para a Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce. São ofertadas 350 vagas para o curso Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental e 70 vagas para Especialização lato sensu em Educação Ambiental Escolar. Confira o edital.

Podem se inscrever no processo seletivo educadores que possuam diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, devidamente reconhecido pelo MEC e que atuem nas escolas públicas (municipal, estadual ou federal) localizadas nos municípios de Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares e participantes do Projeto Rio Doce Escolar. Podem participar da seleção professores da educação básica ou gestores escolares dos quadros de servidores públicos, além de agentes comunitários atuantes nos municípios contemplados pelo projeto.

A capacitação tem como objetivo formar grupos de trabalho nas escolas (GTs Escolares) para desenvolver projetos de educação ambiental em escolas públicas dos municípios capixabas localizados na região da bacia do Rio Doce: Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares. A expectativa é que cada GT Escolar seja formado por 6 integranmtyes, sendo 5 alunos do curso de Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental e um aluno do curso de Especialização lato sensu em Educação Ambiental Escolar.

Durante os cursos, os educadores selecionados para compor o GT Escolar participarão de atividades para a construção de um Projeto de Educação Ambiental Escolar, que, partindo do ambiente escolar, necessita estabelecer conexão com a comunidade do entorno e com temática socioambiental e trazer, em alguma medida, reflexões no contexto do Rio Doce. Para a implantação dos Projetos de Educação Ambiental Escolares será destinado um fomento de até R$ 10.000,00 para cada GT Escolar.

A aula inagural dos cursos será em fevereiro de 2023. Os candidatos aprovados para formação dos Grupos de Trabalho, farão jus ao recebimento de bolsa no valor de R$200.

Sobre o projeto
O Projeto Rio Doce Escolar é uma ação em rede entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Fundação Renova, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FACTO), o Governo do Estado do Espírito Santo e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), e secretarias Municipais de Educação. O projeto é executado pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação em Ciências e Matemática (Educimat).

As ações da rede pretendem realizar formação em nível de pós-graduação de educadores (professores, gestores e representantes comunitários) atuantes nas escolas públicas da educação básica nos municípios capixabas localizados na região da bacia do Rio Doce no Espírito Santo (Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares), integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Saiba mais sobre o projeto: projetoriodoceescolar.ifes.edu.br.