Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Fórum de Tecnologia da Informação debate transformação digital do Ifes
Início do conteúdo da página

Fórum de Tecnologia da Informação debate transformação digital do Ifes

Publicado: Domingo, 06 de Novembro de 2022, 12h00 | Última atualização em Domingo, 06 de Novembro de 2022, 12h11

Reunião ordinária também contou com apresentação de soluções de infraestrutura e planejamento para a área no próximo período.

Dentro2

Representantes dos setores de tecnologia de informação dos campi e da Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizaram, nos dias 25 e 26 de outubro, reunião do Fórum de Tecnologia de Informação do Ifes (FTI). O encontro aconteceu no miniauditório do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor) e contou com uma programação de planejamento interno e apresentações de convidados.

Ao longo dos dois dias, os participantes puderam debater temas como o teletrabalho, o atendimento de demandas nos campi e a transformação digital no Ifes. Esta última ação pretende digitalizar os serviços institucionais, sendo a primeira entrega vinculada ao processo seletivo e matrícula dos níveis de ensino, bem como a emissão de diploma de graduação, histórico da graduação e certificação Encceja.

Os membros do fórum também discutiram o Plano Diretor de Tecnologia de Informação, documento que tem as diretrizes e o planejamento de ações para a área. Além disso, trataram de avanços na organização interna, por meio da formação de equipes de trabalho específicas.

A abertura contou com a presença do reitor do Ifes, Jadir José Pela. Também estiveram presentes o presidente e o vice-presidente do Fórum de Diretores Gerais do Ifes (FDG), Leandro Bitti e Anderson Bozzetti, além da diretora do Cefor, Aline Freitas. O reitor destacou a importância dos fóruns para a democracia interna do Ifes. “Nossa instituição possui seus órgãos deliberativos em pleno funcionamento, e ainda mantém os fóruns como forma de fortalecer ainda mais seus processos de decisão”, disse.

Em suas falas, o presidente e o vice-presidente do FDG lembraram da contribuição fundamental dos profissionais de tecnologia de informação do Ifes durante a pandemia de Covid-19, quando houve o processo de implantação das atividades pedagógicas não-presenciais.

Apresentações institucionais

Um dos aspectos marcantes da reunião do FTI foi a realização de apresentações institucionais externas. Para tratar do tema da transformação digital, o evento teve a participação do Coordenador do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp), Anderson Costa. O Sisp é o órgão central de TI do Poder Executivo.

Os participantes também puderam ouvir e conversar com o representante da empresa VMWare, desenvolvedora da solução de Virtualização de Data Center, que possibilita a estruturação de uma Nuvem Institucional no Ifes. Em dois encontros, foram apresentadas possibilidades com as soluções já adquiridas, em especial a solução de Infraestrutura de Desktop Virtual.

Em outro momento, representantes da empresa Dell Technologies, fizeram uma apresentação técnica da solução de data center hiperconvergente, que atualmente é utilizada no data center do Ifes hospedado na Reitoria.

Segundo o presidente do FTI, Johnathan Dezan Vago, as apresentações contribuem para o enriquecimento das discussões. “Queremos transformar esse momento também em uma oportunidade de formação, com a atualização dos conhecimentos e informações em tendências da área de TI”, disse.

Confira algumas imagens*:

forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 0 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 0
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 1 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 1
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 2 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 2
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 3 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 3
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 4 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 4
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 5 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 5
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 6 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 6
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 7 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 7
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 8 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 8
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 9 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 9
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 10 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 10
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 11 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 11
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 12 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 12
forum_ti_do_ife...
forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 13 forum_ti_do_ifes_reuniao_ord_out_22 13


* Com colaboração do Fórum de TI do Ifes.
* Algumas imagens feitas com a câmera na posição vertical podem aparecer na posição horizontal em função das configurações da galeria e foram mantidas como opção para download.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página