Página inicial > Notícias > VI Jornada da Integração começa na Região Sul

VI Jornada da Integração começa na Região Sul

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 15h33 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 15h36

Programação no Campus Piúma segue até terça-feira (22).

A semana no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) começou com mais uma etapa da VI Jornada da Integração, dessa vez na Região Sul. Com sede no Campus Piúma, o evento contou com a participação de alunos e servidores do campus e ainda dos campi de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante.

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor do Ifes, Jadir Pella; dos pró-reitores de Ensino, Adriana Pionttkovsky Barcellos; de Extensão, Lodovico Ortlieb Faria; e de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero da Silva, que participou de forma on-line; além da diretora de Pós-Graduação do Ifes, Danielle Piontkovsky; e o diretor de Pesquisa e presidente da comissão organizadora da Jornada, Wanderson Romão. Estiverem presentes ainda os diretores-gerais Marcelo Fanttini Polese (Piúma); Maíra Maciel Mattos de Oliveira (Venda Nova do Imigrante); Romulo Matos de Moraes (Alegre); e Edson Maciel Peixoto (Cachoeiro de Itapemirim); a diretora administrativo-financeira da Fapes, Lúcia Queiroz Araújo; e o secretário de Desenvolvimento de Piúma, Gustavo Meireles.

O diretor-geral do Campus Piúma e anfitrião do evento, Marcelo Polese, deu as boas-vidas e destacou o papel do Instituto como política pública em educação. “Encerramos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a nossa Semana de Engenharia de Pesca e, hoje, recebemos a Jornada. Esses eventos mostram que o Ifes é muito além de sala de aula. Somos conhecimento”, afirmou. “Sem os nossos alunos, seríamos só prédio. Vocês (estudantes) são o que mantém essa instituição de pé”, encerrou o diretor. Representando os diretores dos campi da Região Sul, a diretora do Campus Venda Nova, Maíra Maciel Mattos de Oliveira, ressaltou que o papel do Ifes como instituição é o tripé ensino, pesquisa e extensão. “Em alguns momentos a gente consegue unir os três e a Jornada da Integração é o ápice dessa união”, afirmou.

O diretor de Pesquisa do Ifes, Wanderson Romão, que também preside a comissão organizadora da VI Jornada da Integração, destacou que essa edição é a primeira presencial após duas edições on-line em função da pandemia do Covid-19. “ Por isso, vocês estudantes têm um papel muito importante de participar dessa jornada e aproveitar para conhecer os trabalhos realizados pelos colegas dos outros campi”, disse aos alunos presentes. “A nossa ideia de ser regional é começar a integração de fato pelas regiões”, destacou.

A diretora administrativo-financeira da Fapes, Lúcia Queiroz Araújo, reforçou a parceria com o Ifes e o papel da fundação em fomentar pesquisa, inovação e extensão no Espírito Santo. Destacou que a Fapes é a segunda fundação em investimentos no Brasil e, neste ano, só o Ifes captou 13 milhões de reais. O secretário de Desenvolvimento de Piúma, Gustavo Meireles, enfatizou a parceria do município com o Ifes e reafirmou o protagonismo dos estudantes. “Sem vocês essa instituição não teria razão de existir. Além de motivo, vocês (alunos) são o futuro dessa instituição”, finalizou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero da Silva, participou de forma on-line. O gestor lembrou as conquistas da instituição na área de pesquisa, como o aumento em quase sete vezes o número de bolsas de pesquisa nos últimos anos, entre outras. Ele destacou ainda a importância de eventos como esse para que a pesquisa, a inovação e a extensão se aproximarem das atividades curricularizadas na instituição. O pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb Faria, falou sobre a novo formato da Jornada. “A configuração do evento, dessa forma, com uma formatação distribuída e regionalizada. A ideia é de ter mais oportunidade para que os campi participassem, dar mais visibilidade ao que é produzido nas unidades do Ifes”, disse.

Adriana Pionttkovsky Barcellos, pró-reitora de Ensino, destacou a participação dos servidores do Ifes para que o evento aconteça. “É um trabalho robusto, que traz seus desafios mas que só conseguimos fazer porque muitas pessoas trabalham nisso”, afirmou. O reitor do Ifes, Jadir Pela, encerrou a solenidade de abertura e destacou o novo formato da jornada. “Esse é um formato que traz oportunidade para que os estudantes da região possam participar e cumpre um papel importante de integração entre as unidades e de popularização da ciência”, finalizou.

Após a solenidade de abertura, teve a apresentação teatral “A Priori: Mitolate”, do grupo de teatro Evoé. O grupo é formado por estudantes do campus e coordenado pelo professor Fernando Beiter. O professor Wanderson Romão encerrou a programação da manhã com a palestra “A importância do Jovem Cientista Capixaba na Ciência Brasileira”. Em sua fala, ele destacou aos estudantes 13 bons motivos para ser um cientista.

Confira a gravação da abertura da Jornada de Integração do Ifes.

Programação da Jornada
Nesta terça-feira (22), a VI Jornada da Integração continua no Campus Piúma, reunindo os campi da Região Sul. No mesmo dia, terá início a Jornada na região Norte, com sede no Campus Nova Venécia. As atividades incluemmostras de trabalhos, inclusive da Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc). O encerramento da Jornada – que contará também com a premiação da Fecinc – terá transmissão pelo YouTube do Ifes.

Acesse o site jornadadeintegracao.ifes.edu.br.