Página inicial > Notícias > Ifes realiza eventos sobre cafeicultura no Caparaó

Ifes realiza eventos sobre cafeicultura no Caparaó

Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 12h21 | Última atualização em Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 09h16

Simpósio de cafeicultura e encontro de cafeicultores movimentaram Campus de Alegre

Caparaó dentro

O Campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou, entre a última sexta-feira (25) e sábado (26) o 4° Simpósio de Cafeicultura do Caparaó e o XII Encontro de Cafeicultores do Ifes. Os eventos reuniram pesquisadores, extensionistas, produtores e alunos do Ifes em conferências, palestras e apresentações de trabalhos científicos em diversas áreas.

A solenidade de abertura aconteceu na manhã da sexta-feira, no auditório da unidade. A fala de boas-vindas foi feita pelo diretor-geral do Campus de Alegre, Rômulo Matos de Moraes. Participaram da mesa de honra da solenidade dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede Federal), da empresa Caparaó Jr., de órgãos de governo e de instituições convidadas.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, destacou a importância da Rede Federal para a cafeicultura brasileira. "Temos muitos desafios pela frente diante das transformações da sociedade, mas sabemos de nossa responsabilidade em realizar ações Ensino, Pesquisa e Extensão, para promover a ciência, a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo na cafeicultura e em todas as áreas nas quais atuamos", disse.

O reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odair António Zanata, falou em nome da Câmara de Educação do Campo do Conselho dos Dirigentes da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif). Ele lembrou que os encontros sobre o tema são uma oportunidade de criar um movimento de valorização da cafeicultura na rede. "Temos que ajudar os agricultores, não só no que fazem dentro das suas propriedades, mas também no que fazem depois do processo de produção, contribuindo para que haja agregação de valor em toda a cadeia", explicou.

A reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e presidente do Conif, Deborah Santesso Bonas, também agradeceu a presença de todos e destacou o papel da Rede Federal. "A busca hoje é pela qualidade do café, e as inovações, em especial as que realizamos, podem contribuir bastante" , disse. A reitora também reforçou a parceria do Conif com o Ifes na implementação das ações no futuro. Parabenizamos a iniciativa do Ifes que foi abraçada pelo Conif. Tenho certeza que será abraçada também pela Rede Federal", encerrou.

Além do Campus de Alegre do Ifes, o evento foi realizado pelo Conif e a empresa júnior Caparaó Jr.

Café do Caparaó

O café arábica produzido na Região do Caparaó conquistou em 2021 o registro de Indicação Geográfica (IG) na categoria de Denominação de Origem (DO) concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O café arábica em grãos verdes, industrializado na condição de torrado e/ou moído, produzidos nos municípios capixabas de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Muniz Freire, Ibitirama, Iúna, Irupi, Ibatiba e São José do Calçado poderão receber o selo da IG.

A Região do Caparaó abrange ainda os municípios mineiros de Espera Feliz, Caparaó, Alto Caparaó, Manhumirim, Alto Jequitibá e Martins Soares, onde os cafés produzidos também são contemplados com a IG de Denominação de Origem.

O Campus de Alegre do Ifes atende, por meio da Caparaó Jr, cerca de 1600 famílias da região em 98 comunidades, com consultoria nas áreas de assistência técnica e análise e acompanhamento de fertilidade de solo, além de oferecer cursos e palestras e de realizar a classificação física e sensorial de café.