Página inicial > Notícias > Ifes é destaque em edital do MEC voltado às agências de inovação

Ifes é destaque em edital do MEC voltado às agências de inovação

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 15h50 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 15h50

Edital selecionou projetos voltados à consolidação de núcleos de inovação tecnológica na Rede Federal.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve projeto aprovado em 1° lugar no Eixo II no processo seletivo da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação (Setec/MEC). O objetivo do Edital nº 76/2022 foi selecionar propostas de projetos voltados ao fortalecimento e à consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) ou Agências de Inovação das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O diretor de Extensão Tecnológica e coordenador da Agência de Inovação (Agifes), Humberto Brotto, foi o representante do Ifes na submissão do projeto no Eixo I – Desenvolvimento Institucional. Já o projeto no Eixo II – Atuação em rede, com o tema “Arranjo ANIRES – Arranjo de Nits e Agências de Inovação do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo”, foi submetido pela instituição-sede: o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), sendo os parceiros: Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ), Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Ifes.

Segundo Humberto, o projeto nasceu de um forte desejo de desenvolver estratégias de atuação em rede em cinco instituições de engajamento e bons históricos na seara da inovação e do empreendedorismo no Sudeste, com o intuito de focar na transferência de tecnologia e na resolução de problemas com troca de expertises, com mecanismos de gestão integrada em rede.

“Aprovar a proposta do Eixo I, referente ao INTEGRA, é outra conquista que permite a Agifes e, de maneira geral, o próprio Ifes adotar o uso de um sistema para a Gestão da Inovação, que permite acesso à informações de alta relevância, para além do currículo dos servidores e as produções e expertises. Não tenho dúvidas que haverá um avanço na evolução na gestão da informação, relacionando laboratórios e equipamentos disponíveis para a inovação, à vitrine tecnológica de produtos e serviços desenvolvidos no IFRS e disponíveis para transferência e possibilidades de prestação de serviços”, pontuou o diretor.

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o apoio do Instituto Federal do Sul-rio-grandense (IFSul), o edital também idealiza promover a capacitação de NITs e Agências de Inovação de Instituições da Rede e impulsionar o estabelecimento de ambientes favoráveis à geração de novos negócios, por meio de promoção e fortalecimento da cultura da propriedade intelectual, da transferência tecnológica e do empreendedorismo, entre outros.

Acesse o resultado final do edital.

Acesse o edital completo na página da Setec/MEC para mais informações.

Fonte: Agifes