Página inicial > Notícias > Ifes abre inscrições de curso que ensina combate a fake news

Ifes abre inscrições de curso que ensina combate a fake news

Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2023, 09h27 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 11h35

Curso de extensão oferece vagas para alunos e professores do ensino médio.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abriu o formulário de inscrições para a 2ª edição do curso de extensão “STEAM + Educação Midiática”, que tem como objetivo ensinar boas práticas e ferramentas para identificar peças de desinformação e combater fake news, principalmente nas redes sociais.

As inscrições estão disponíveis até 8 de março e são voltadas a alunos e professores de escolas do ensino médio dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e da Bahia. Serão selecionados preferencialmente 20 estudantes e 7 professores de cada estado.

Financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e promovido pelo Ifes – Campus São Mateus, a primeira edição realizada em 2021 teve caráter nacional e alcançou estudantes de 22 estados e 45 cidades brasileiras.

Neste ano, os recursos vêm do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, e a abrangência ficou com o RJ, ES e BA. Também trouxemos a novidade da formação conjunta com professores devido ao grande sucesso da primeira edição e para levar o conhecimento do curso adiante, já que a alfabetização midiática foi integrada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do ensino médio.

Inscrições
O período de inscrições é de 9 de janeiro até 8 de março. Cada candidato poderá se inscrever pelo link ]bit.ly/edumidia23. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 13 de março.

Há requisitos não obrigatórios para fins de ranqueamento. Estudantes que tiverem apresentação de projeto de ciências em mostra científica e participação em olimpíadas escolares terão pontuação acrescentada. O mesmo ocorre com professores.

O curso de extensão também reserva vagas de acordo com a Política de Ações Afirmativas para candidatos Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e pessoas com deficiência (PcDs). A fim de estender essa política, também serão reservadas vagas para pessoas LGBTQIA+.

As atividades do curso iniciarão em 30 de março com a webinar de abertura e vão até julho. Cada selecionado receberá em sua casa um kit com materiais contendo um caderno de anotações, uma camiseta, um pin, um tripé e um ring light para as atividades virtuais.

O perfil do Instagram do curso de extensão (@steam.edumidiatica) será utilizado como canal de comunicação e é possível ver o que foi feito na primeira edição. Mais informações dos requisitos, inscrições e calendário encontram-se no edital já publicado: saomateus.ifes.edu.br/processos-seletivos/editais-internos/1306-editais-2023.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus São Mateus.