Página inicial > Notícias > “Educação midiática e combate à desinformação” serão temas de palestra no YouTube do Ifes

Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 18h34 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 12h13

Será na terça-feira (14), às 19h. Iniciativa faz parte do curso “STEAM + Educação Midiática”.

A necessidade de educar e disseminar conhecimento para combater a propagação das chamadas “fake news” será tema de uma palestra do jornalista e professor Ivan Paganotti, na próxima terça-feira (14), no canal do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no YouTube. Ivan falará, a partir das 19 horas, sobre “Educação midiática e combate à desinformação”, abordando também dicas sobre como identificar as “notícias falsas”. A atividade é aberta e gratuita, sem necessidade de inscrição.

A palestra está sendo realizada por meio do projeto de Extensão “STEAM + Educação Midiática”, vinculado ao Ifes-Campus São Mateus. O projeto, que conta com a coordenação do professor Thiago Maduro, está com inscrições abertas para um curso gratuito nesse tema. As vagas são para estudantes e professores do ensino médio dos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A iniciativa tem apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

Sobre o palestrante
Ivan Paganotti é professor de Jornalismo do Colégio Stockler e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Em seu doutorado pela ECA-USP estudou conflitos judiciais envolvendo liberdade de expressão, e realizou doutorado-sanduíche sobre regulação da mídia na Universidade do Minho, em Portugal.

Tem experiência na produção de planos de aula sobre educação midiática e técnicas de jornalismo para a revista Nova Escola e para o curso de graduação em jornalismo da ECA-USP. É ainda um dos criadores do curso on-line “Vaza, Falsiane”, que visa ampliar a compreensão sobre a desinformação de modo a combatê-la.

Saiba mais sobre a Educação Midiática
Conforme definição do programa EducaMídia, a Educação Midiática é o “conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais”. Com o enorme fluxo de informações da era atual, a educação midiática se torna urgente e pode ser percebida como um fator de inclusão ou exclusão social.

Inscrições para o curso “STEAM + Educação Midiática”
O curso tem como objetivo ensinar boas práticas e ferramentas para identificar peças de desinformação e combater fake news, principalmente nas redes sociais. As inscrições estão disponíveis até 8 de março e são voltadas a alunos e professores de escolas do ensino médio dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e da Bahia. Serão selecionados preferencialmente 20 estudantes e 7 professores de cada estado.

Cada candidato poderá se inscrever pelo link bit.ly/edumidia23. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 13 de março. As atividades do curso começam em 30 de março e vão até julho.

Veja o edital 01/2023 na página de editais do Campus São Mateus.
Confira o Instagram do curso: @steam.edumidiatica