Página inicial > Notícias > Ifes firma parceria para apoiar Centros de Referência das Juventudes

Ifes firma parceria para apoiar Centros de Referência das Juventudes

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 20h41 | Última atualização em Sexta, 07 de Abril de 2023, 08h31

Lançamento do projeto foi no Campus Serra e contou com a presença da secretária de Estado de Direitos Humanos.

WhatsApp Image 2023 03 30 at 18.58.16

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) lançaram, nesta quinta-feira (30), o projeto “Metodologias de Redes de Economia Criativa de base comunitária”. A iniciativa pretende auxiliar os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) a desenvolverem redes de economia criativa em torno dos Laboratórios de Potencialidades Capixabas (LabPocas). Os LabPocas são espaços previstos nos CRJs voltados para a economia criativa e geração de renda que têm por premissa atuarem na intersecção entre o interesse das juventudes e as potencialidades dos territórios.

Com a execução o projeto, cada um dos 14 CRJs vai contar com apoio de um servidor e um estudante-bolsista do Ifes para estruturar planos de ação e planos de formação dos laboratórios, com a participação de coletivos e outros atores que atuam com as temáticas de juventude, economia criativa e direitos humanos nos territórios onde estão localizados os Centros.

No evento de lançamento do projeto, que aconteceu no auditório do Campus Serra do Ifes, estiveram presentes representantes dos 14 CRJ’s, além dos agentes locais do Ifes e alunos-bolsistas. A secretária de estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, falou sobre a importância da parceria com o Ifes. “Os Centros de Referência das Juventudes já deixaram de ser uma política de governo para se tornarem uma política de Estado, e essa parceria com uma instituição como o Ifes reflete esse momento”, disse.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, André Romero, lembrou a importância das pessoas voltarem a atuar em conjunto. “Se você olhar para o modo que as crianças se relacionam, vai perceber que elas estão sempre agindo em conjunto, colaborando umas com as outras. Ao longo da vida, vamos perdendo essa característica, mas projetos de parcerias como esta nos remetem um pouco a esse estado de espírito”, afirmou.

A iniciativa do projeto com a SEDH é do Programa de Extensão Multicampi “Agência de Economia Criativa Experimental do Ifes” (Agecx), desenvolvido a partir do Campus Viana pelo Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poiein) . A Agecx também é parceira da Secretaria de Estado da Cultura, participando das ações do Programa ES+Criativo.