Página inicial > Notícias > Ifes oferta mais de mil vagas em cursos técnicos para 2º semestre

Ifes oferta mais de mil vagas em cursos técnicos para 2º semestre

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 17h55 | Última atualização em Terça, 02 de Maio de 2023, 10h59

Inscrições vão até 2 de maio.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou os editais do processo seletivo para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes e do Proeja. São 1.248 vagas para cursos presenciais e a distância em 12 unidades da instituição, com início das aulas no segundo semestre de 2023. As inscrições para cursos integrados, concomitantes e subsequentes terminam no dia 2 de maio.

A taxa de inscrição para o edital 42/2023 - Cursos Técnicos Integrados é de R$ 85. Já para o edital 43/2023 - Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes, o valor é de R$ 65. O prazo para os candidatos solicitarem isenção (gratuidade) do pagamento da taxa de inscrição vai até 24 de abril. Tanto a inscrição quanto o pedido de gratuidade devem ser feitos pelo sistema, que poderá ser acessado a partir do dia 10 de abril no site: ifes.edu.br/ps2023-2

Para os cursos do edital 44/2023 – Proeja, a inscrição será feita de 17 de abril a 2 de junho presencialmente, no Campus Vitória. Não há cobrança de taxa.

Quem pode se inscrever
Os cursos integrados ao Ensino Médio são para alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa modalidade, o estudante faz o ensino médio e o ensino técnico de forma integrada no Ifes. Os técnicos concomitantes são para estudantes que estejam cursando o Ensino Médio em outra escola. E os cursos técnicos subsequentes são para pessoas que já concluíram o Ensino Médio.

O Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica para Jovens e Adultos) trata de cursos que proporcionam formação profissional e básica para jovens e adultos que não fizeram o Ensino Médio e possuem 18 (dezoito) anos de idade completos até a data da matrícula. O curso é realizado de forma integrada (ensino médio junto com o ensino técnico).

Formas de seleção
A seleção para cursos técnicos integrados ao ensino médio será por meio de prova, com 40 questões de múltipla escolha, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. A prova será realizada no dia 4 de junho, das 14 às 18 horas.

O ingresso nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes se dará por análise de histórico escolar. A seleção será realizada por meio da análise de documentação de comprovação das notas postadas pelo candidato no sistema no momento da inscrição.

A seleção para os cursos Proeja será feita por meio de sorteio que vai determinar a ordem de classificação dos candidatos.

Ação afirmativa (cotas)
Para todos os cursos, metade das vagas ofertadas são reservadas às ações afirmativas (cotas), que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.953 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa (caso se encaixe nos critérios) ou poderá ainda optar por se inscrever nas vagas de ampla concorrência. Tanto no sorteio quanto na análise de histórico escolar, a classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso e tipo de ação afirmativa ou ampla concorrência.

Confira a lista de cursos que serão oferecidos em cada campus:

Cursos Técnicos Integrados

Campus Serra