Inscrições para editais de iniciação científica terminam na sexta-feira (5)
Editais têm o objetivo de despertar a vocação científica entre estudantes.
As inscrições para os editais do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti) do Ifes foram prorrogadas até sexta-feira (5). Os editais visam despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes do ensino técnico e graduação, além de estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras. Acesse em prppg.ifes.edu.br/editais.
Para a seleção deste ano, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG) simplificou o programa com o objetivo de otimizar a participação dos pesquisadores. Os programas de bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e de Iniciação Científica para estudantes do ensino técnico de nível médio (Pibic-Jr) foram agrupados em um único edital. Caberá ao pesquisador escolher em qual modalidade quer concorrer com o plano de trabalho. Além disso, o pesquisador também deverá avaliar qual é o melhor edital para participar, de acordo com o seu perfil.
O edital PRPPG 02/2023 é voltado para a inserção de novos pesquisadores na pesquisa, fomentando a participação de pesquisadores que ainda não foram contemplados com bolsas do programa, ou ainda, tiveram até três bolsas, nos últimos cinco anos. O número máximo de planos de trabalho que cada proponente poderá submeter varia de acordo com a modalidade. São no máximo dois planos de trabalho para Pibic/Pivic e Pibiti/Piviti; e até cinco planos de trabalho diferentes e independentes para Pibic-Jr/Pivic-Jr.
Já o edital PRPPG 03/2023 é voltado para consolidação dos pesquisadores que já participam ativamente do programa e que poderão receber bolsas de agências de fomento externo, como Fapes e CNPq, além do próprio Ifes. Para cada modalidade do edital, há um quantitativo máximo de planos de trabalho que cada proponente poderá submeter. Para Pibic/Pivic e Pibiti/Piviti o número máximo é de quatro planos de trabalho diferentes e independentes; no caso do Pibic-Jr/Pivic-Jr, são até seis planos.
O resultado preliminar será divulgado em junho e os trabalhos de pesquisa deverão ser desenvolvidos por estudantes do Ifes, ao longo de doze meses, iniciando em setembro de 2023.
Redes Sociais