Página inicial > Notícias > Ifes participa de missão da Rede Federal ao Canadá

Ifes participa de missão da Rede Federal ao Canadá

Publicado: Sexta, 05 de Maio de 2023, 12h57 | Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2023, 14h07

Coordenada pelo Conif, delegação brasileira participou do Congresso da WFCP.

WhatsApp Image 2023 05 05 at 12.52.34

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participou, entre os dias 24 e 28 de abril, de uma visita de dirigentes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) e de gestores do governo federal ao Canadá. A comitiva realizou uma série de agendas com foco no intercâmbio de conhecimentos para o fortalecimento da educação profissional brasileira.

Entre os dias 23 e 25 de abril a delegação esteve no Congresso 2023 da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP), organização federativa que congrega as instituições de educação profissional de todo o mundo. O evento, que aconteceu na cidade de Montreal, reuniu as instituições para debates, palestras, oficinas, premiações e apresentação de experiências. Esse ano, o encontro aconteceu com o tema “A inteligência coletiva oferece um mundo de inovação” e tratou de formas de discutir, compartilhar e expandir a inteligência coletiva a partir da educação profissional.

A missão também contou com visita ao Instituto Politécnico de Montreal, ligado à Universidade de Montreal. Em seguida, na cidade de Toronto, a comitiva realizou visitas a instituições interessadas em parcerias e intercâmbios de alunos e servidores. Na cidade, aconteceram encontros bilaterais com a Colleges Institute Canada (CICan), instituição semelhante ao Conif no país, com a Câmara de Comércio do Canadá e com a agência de intercâmbios para brasileiros Toronto First Step.

Participaram da visita 28 representantes brasileiros entre dirigentes, gestores e assessores do Conif, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira, e da diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Márcia Serra Ferreira. Pelo Ifes, participaram o reitor, Jadir José Pela, o presidente do Fórum de diretores-gerais do Ifes e diretor-geral do campus Aracruz, Leandro Bitti e a representante da Assessoria de Relações Internacionais do Ifes e diretora-geral do campus Linhares, Sandra da Silva Bassani.

WhatsApp Image 2023 05 05 at 12.52.31

Segundo o reitor Jadir Pela, a visita reforça o empenho institucional do Ifes na construção da internacionalização, principalmente a partir das oportunidades geradas pela agenda de inovação. “O Ifes tem se preparado para compartilhar recursos humanos e conhecimento com empresas, projetos e instituições de ensino e pesquisa de todo o planeta. Nossa comunidade tem demonstrado que está firme na intenção de internacionalizar suas ações e isso pode ser percebido quando grandes iniciativas, como a Cidade da Inovação, já nascem olhando para o mundo”, disse.

O presidente do Fórum de Diretores-gerais, Leandro Bitti, destacou a importância de realizar e receber visitas para a viabilização de oportunidades para alunos e servidores. “Recebemos uma comitiva grande de Portugal e alguns dias depois fomos ao Canadá com o mesmo intuito, de abrir portas e firmar parcerias e colaborações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão para alunos e servidores do Ifes”, ressaltou.

A representante da Arinter na missão, Sandra Bassani, destacou a oportunidade de ouvir de renomados pesquisadores suas percepções sobre o futuro da educação. “As práticas pedagógicas estão e estarão fortemente permeadas pelas tecnologias, tendo como desafio para os educadores conciliá-las com o lado humano e ações de cidadania para uma vida melhor, para a convivência, o respeito e a inclusão”, disse. Ainda segundo a professora, as visitas aos laboratórios, salas de aulas e outros espaços de instituições educativas também foram muito proveitosas. “Percebemos que o Ifes tem uma paridade estrutural e pedagógica com elas, o que aponta que estamos caminhando na mesma direção na busca de uma educação de qualidade", disse.

Com informações da Assesoria de Comunicação do Conif