Página inicial > Notícias > Projeto do Campus Piúma integra conhecimento acadêmico e o saber popular

Projeto do Campus Piúma integra conhecimento acadêmico e o saber popular

Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2023, 10h30 | Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2023, 10h41

Trabalho envolveu estudantes e a comunidade de pescadores artesanais.

Integrar o conhecimento acadêmico e o saber popular: esse foi o desafio proposto pela professora Laís Jubini Callegario, Campus Piúma, aos estudantes do curso de Engenharia de Pesca. Por meio do projeto “Saber popular e saber acadêmico no contexto de comunidades tradicionais pesqueiras do Litoral Sul do ES”, a professora trabalhou com os alunos do 2º período da graduação os conceitos científicos na disciplina de Química Orgânica. E, depois, os convidou a entrevistar pescadores artesanais da região do campus para identificar os saberes da experiência.

Ao longo da disciplina, os alunos exploraram os conceitos científicos através de pesquisas e debates em sala de aula e também realizaram entrevistas com os pescadores, buscando compreender o conhecimento que eles adquiriram a partir de suas vivências na atividade. O objetivo final do projeto, desenvolvido no 2º semestre de 2022, foi mostrar aos estudantes que não existe hierarquia entre os conhecimentos empírico e científico.

WhatsApp Image 2023 05 18 at 10.09.27 2

“Os alunos se dividiram em grupos e pesquisaram algumas temáticas relacionadas com a disciplina de química orgânica. Realizamos seminários em sala de aula e as apresentações serviram de ponto de partida para discutir os conceitos científicos da disciplina", explica a professora. “Após as atividades em sala de aula, eles foram a campo com o roteiro de perguntas para entrevistar os pescadores. Reunimos as informações que eles trouxeram essas informações, articulando com o conhecimento científico debatido em sala de aula, em um material", completou.

Para Layla Boldrini, estudante de Engenharia de Pesca que participou do projeto, a atividade foi essencial para complementar o que foi aprendido em sala de aula com a prática da pesca. "Foi um trabalho excepcional! Fechamos um ciclo rico em informações e aprendizados para nós, alunos, e também deles de aprender", conta. "Para o nosso curso em especial, tem que ter essa troca de conhecimento com a comunidade, porque nem tudo se concretiza na sala de aula e eles têm muita coisa pra nos ensinar também", destaca a estudante.

A aluna conta ainda que os pescadores que participaram da atividade ficaram interessados no produto final da pesquisa. "Eles pediram para enviar o trabalho, então a gente entende que, de alguma forma, mexeu com eles, não foi um o trabalho em vão", ressalta Layla. E a professora Laís conta os próximos passos: "nossa ideia é transformar esse conteúdo em um e-book, com a participação de professores aqui do campus, para integrar esses conhecimentos e promover a valorização da cultura local".

WhatsApp Image 2023 05 18 at 10.09.27

Com o projeto, a professora ficou entre as finalistas no Prêmio Educador Transformador 2023, cujos vencedores foram divulgados no dia 10 de maio. O projeto vencedor na categoria foi Podcast Educacional - Educast IESB, do Distrito Federal.

WhatsApp Image 2023 05 18 at 10.09.54