Página inicial > Notícias > PRPPG seleciona estudantes para programas de iniciação científica

PRPPG seleciona estudantes para programas de iniciação científica

Publicado: Sexta, 26 de Maio de 2023, 13h49 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 16h39

As inscrições vão até 21 de julho.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) vai selecionar estudantes do ensino médio, técnico e de graduação do Ifes para participar de projetos de pesquisa em caráter de iniciação científica ou tecnológica, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti), referente aos editais da PRPPG 02/2023 e 03/2023. As inscrições começam na terça-feira (27) e vão até 21 de julho. Acesse o edital em: prppg.ifes.edu.br/editais.

O Picti abrange o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica (Pivic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Piviti), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic- Jr.) e do Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica Júnior (Pivic-Jr.).

As vagas são para cadastro de reserva. A cota de bolsas atribuídas pelo Ifes será estabelecida após a divulgação do número de bolsas disponibilizadas pelas agências de fomento externas.

Inscrições
Os estudantes devem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gerenciamento da Pesquisa do Ifes (SIGPESq) . No momento da inscrição, é necessário indicar, em ordem de prioridade, até dois planos de trabalhos nos quais o aluno gostaria de atuar dentro dos editais da PRPPG 02/2023 e 03/2023.

O estudante será submetido a uma avaliação escrita/oral e/ou entrevista, que será de responsabilidade do pesquisador de cada plano de trabalho, conforme cronograma do edital. O orientador poderá adotar o critério de seleção que melhor corresponda aos seus interesses, seja a avaliação de Currículo Lattes, a análise de carta de intenções, entrevistas, avaliação de Coeficiente de Rendimento Acadêmico, ou outros métodos.

Para cada plano de trabalho aprovado será associado um estudante bolsista ou um estudante voluntário, não sendo permitida a acumulação de um bolsista com outro aluno voluntariado para o mesmo plano de trabalho. As propostas contempladas terão expectativa de receber bolsas com duração exata de 12 meses.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fomento.pesquisa@ifes.edu.br.