Página inicial > Notícias > Desafios contemporâneos pautam debate na abertura do segundo dia de Conexões Ifes

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 17h43 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 18h37

Painel do evento provocou participantes a refletirem sobre os próximos passos da Instituição.

Foto dentro capa

O encontro inicial da manhã desta quinta-feira (1º), no evento Conexões Ifes, trouxe reflexões sobre o momento atual e o futuro do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Com o nome “O Ifes e os desafios contemporâneos”, a mesa contou com a presença do reitor e dos pró-reitores da Instituição, no Auditório Praia do Morro do Sesc Guarapari. Cerca de 500 servidores de todos os campi do Instituto participaram do painel.

O reitor do Instituto, Jadir Pela, abriu as falas fazendo um resgate dos voos que a Instituição deu ao longo de sua história, até chegar ao Ifes, com da união das Escolas Agrotécnicas Federais e o Cefetes. O dirigente explicou que a possibilidade de oferta de ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como a constituição de uma única rede em todo o país foi um divisor de águas para todos da comunidade escolar. “Vivemos nossa evolução a partir das oportunidades e da nossa conexão com as mudanças do mundo, e o desejo de também realizarmos pesquisa e extensão, que já buscávamos desde a década de 1990, foi atendido porque sonhávamos antes”, disse.

Para o dirigente, apesar da constituição recente (apenas 15 anos), o momento exige mais um salto, dessa vez de toda a Rede Federal. “Hoje somos uma instituição de referência na Rede e penso que precisamos alcançar um outro patamar, ou corremos o risco de ficarmos estagnados, obsoletos”, disse. Jadir Pela fundamentou sua provocação nas mudanças recentes que acontecem na sociedade, que exigem respostas cada vez mais rápidas das instituições, em especial das que lidam com o conhecimento. “A Inteligência Artificial, por exemplo, está nos mostrando que a sociedade avança em ritmo acelerado, com transformações no mundo do trabalho que teremos que dar conta”, reforçou.

Ainda sobre os desafios, o painelista destacou algumas áreas que entende serem importantes para que o Ifes continue avançando, do ponto de vista institucional. “Precisamos criar um outro movimento na Rede Federal, e eu acredito que parte desse caminho está na Inovação, no Empreendedorismo e na Internacionalização”, encerrou.

Pró-reitores
Em seguida, os pró-reitores apresentaram suas percepções sobre os rumos do Ifes e seus desafios para o futuro. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, exibiu as principais atribuições regimentais da Pró-reitoria, destacando seu papel estratégico e lembrando da dificuldade imposta pelas normativas da administração direta, que impactam todas as ações da pasta. Toledo organizou suas reflexões a partir das áreas de atuação que compõem a Prodi: Planejamento, Tecnologia da Informação e Gestão de Pessoas. Sobre os desafios, ele destacou que os principais são as melhorias no planejamento de ações para o aperfeiçoamento institucional, como por exemplo a integração dos planejamentos estratégico e o orçamentário; a otimização de recursos de TI, como a centralização do Data Center do Ifes; e a implementação de mais ações de governança em Recursos Humanos, que vai permitir, por exemplo a implementação de estratégias de gestão de talentos.

A pró-reitora de Ensino, Adriana Pionttkovsky, apresentou documentos e indicadores da área, refletindo sobre a importância do envolvimento de todos os setores nas tarefas relacionadas com os estudantes da Instituição. Como um dos principais desafios, a painelista trouxe o tema da eficiência acadêmica. “É um assunto complexo e com muitas questões, mas que temos que enfrentar como Instituição”, disse. Adriana emocionou os presentes ao falar sobre as políticas de assistência estudantil. “Se temos um aluno que precisa pular a roleta para chegar na escola ou dividir a marmita com um colega para não estudar com fome, estamos sendo derrotados”, disse.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, André Romero, falou sobre o crescimento dos programas de pós-graduação em apenas 15 anos de Rede Federal. Ele também apresentou dados que mostram a liderança do Ifes em número de grupos de pesquisa na Rede, e elencou desafios relacionados à área. “Temos que trabalhar de forma mais integrada e coletiva, entre pesquisadores e entre áreas de pesquisa, para produzirmos resultados mais significativos para todos”, destacou.

O painel foi encerrado pelo pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb, que trouxe reflexões sobre as mudanças da sociedade contemporânea e o papel institucional do Ifes. O painelista também elencou projetos que a instituição coordena na Rede Federal. “Temos que evoluir para acompanhar as transformações do mundo. Hoje estamos entregando um aluno 4.0?”, questionou. Ao final, o pró-reitor apresentou a Cidade da Inovação, plataforma do Ifes que pode contribuir para ampliar essa conexão do ifes com a contemporaneidade.