Página inicial > Notícias > Projetos musicais do Ifes se apresentam no Festival de Inverno de Domingos Martins

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 15h50 | Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 15h52

Confira quais são as atrações do festival e participe!

Projetos musicais do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) serão atrações da programação artística oficial do XXVIII Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins. O evento acontece entre os dias 14 e 23 de julho e contará com a presença de orquestras e cantores populares, além de parcerias entre artistas consagrados nacionalmente e talentos capixabas, somando mais de 70 atrações.

No dia 19 de julho, a Orquestra Acadêmica do Campus Vitória se apresenta no palco principal às 20 horas. A apresentação terá a participação do coral Madrigal Cantorum, também do Campus Vitória. No dia 20 de julho será a vez da Pop&Jazz, que se apresentará às 19 horas no palco principal.

E no dia 23 de julho, a programação conta com a Banda Sinfônica do Campus Cariacica, que se apresentará às 17h30 no palco principal. Às 18h30, será a apresentação dos corais Madrigal Cantorum e Cameria Ifes, do Campus Vitória; e Reencanto, da Reitoria do Ifes.

O evento é gratuito e acontece em Campinho, Domingos Martins. Confira a programação completa em: festivaldeinvernodm.com.br.

Saiba mais sobre os projetos musicais do Ifes que participam do festival:

Orquestra Acadêmica
Criada em 2019, a Orquestra Sinfônica do Campus Vitória é um programa de extensão que envolve estudantes do Ifes e pessoas da comunidade externa que, em sua maioria, não exercem a música como atividade profissional. Com a coordenação de Walter Costa Bacildo, é formada por 42 músicos e conta com violinos, violas, violoncelos, flauta, clarinete, oboé, saxofones, trompetes, trombones, tuba, piano e percussão.

Para o festival, trará um repertório diversificado que abrange desde clássicos de compositores renomados, como Verdi, Debussy e Puccini, até obras de Kohta Yamamoto, conhecido por suas contribuições em trilhas sonoras de animes japoneses. Com arranjos surpreendentes e versões épicas, o concerto contará com a participação especial do Madrigal Cantorum e dos solistas Suzana Carvalho e Eduardo Santa Clara.

Data: 19 de julho

Orquestra Pop & Jazz
A Pop&Jazz Orquestra do Campus Vitória é uma Big Band estendida iniciada a partir de uma banda de música tradicional, cuja primeira apresentação foi em 1985. Sob a coordenação do maestro Celio Paula da Costa, a Pop&Jazz apresentará uma coletânea de temas e canções do Cancioneiro Brasileiro e Internacional.

A Pop&Jazz levará para o festival quinteto instrumentais (flautas e sax sopranos); quinteto de Saxofones; quinteto de Trombones; quinteto de Trompetes, quarteto vocal, solistas, seção Rítmico Harmônico (Cozinha, Guitarras, Violões, Baixo e Bateria) e percussões.

Data: 20 de julho

Banda Sinfônica
Fundada em 2022, a Banda Sinfônica do Campus Cariacica é resultado do curso de extensão “Prática de Banda Sinfônica”. O maestro Frances Serpa, também professor no Instituto, lidera o projeto.

A banda é composta por instrumentos da família dos sopros (madeiras e metais) e percussão. Sua formação conta com 40 músicos instrumentistas, com idades entre 13 e 60 anos dos municípios de Cariacica, Viana, Serra, Vila Velha e Vitória.

Para o Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, a Banda Sinfônica apresentará a série de concertos temáticos “Do Cinema ao Pop”, com temas clássicos de filmes e obras do Queen, Coldplay e Michael Jackson.

Data: 23 de julho

Corais Madrigal Cantorum, Cameria Ifes e Reencanto
A apresentação juntará os corais Madrigal Cantorum e Cameria Ifes, do Campus Vitória; e Reencanto, da Reitoria, somando 42 coralistas. Serão apresentadas 10 peças musicais que fazem parte do repertório dos coros.

Data: 23 de julho