Página inicial > Notícias > Campus Venda Nova recebe estudante do México para intercâmbio

Campus Venda Nova recebe estudante do México para intercâmbio

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 15h15 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 15h26

Glória Hernández Alcántara realiza parte de sua pesquisa de doutorado no Ifes.

gloria hernandez

O Campus Venda Nova do Imigrante recebe, por três meses, uma estudante do México para intercâmbio. Glória Hernández Alcántara é aluna do Doutorado em Ecologia e Biotecnologia da Universidade de Veracruz, no México. Ela está realizando parte de seu doutorado no Ifes para realizar análises sensoriais e químicas.

O Ifes e a Universidade de Veracruz possuem um convênio de cooperação técnica específico para a área de cafeicultura. No Campus Venda Nova, Glória está realizando suas pesquisas e conhecendo mais sobre a rotina de produção de cafés especiais no Brasil.

Glória é também produtora de café juntamente com seu marido no projeto Microbeneficio La Joya, em que trabalham no desenvolvimento de cafés especiais. “Buscamos promover uma cafeicultura consciente que busque a qualidade em toda a cadeia de produção do café, da fazenda até a bebida que consumimos no dia a dia”, conta.

Sua pesquisa como parte do doutorado trata dos processos de fermentação do café como ferramenta biotecnológica para melhorar a qualidade do grão. “Minha estadia no Brasil é justamente para conhecer e entender outras realidades sobre a cafeicultura, uma vez que o país é o principal produtor e exportador de café mundial, e isso o mantém em uma transformação de melhoria e inovação contínua no campo”, explica.

gloria hernandez agroecologia

Parte da sua pesquisa é baseada em estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do Campus Venda Nova. “Eles abriram as portas para colaborar e realizar pesquisas conjuntas, complementando os experimentos que realizei no México com análises de cromatografia gasosa, cromatografia líquida e análise de infravermelho médio em amostras de café, processos de tratamento de dados, ferramentas quimiométricas e interpretação de resultados”, destaca a doutoranda.

Glória defende que essa oportunidade possibilitará desenvolver processos e melhorias no processamento do café que sejam úteis e de fácil implementação para a região, além de gerar informações científicas, por meio da pesquisa, o que é de impacto para sua aplicação na comunidade cafeeira e contribui para a melhoria das condições de trabalho do campo.

Em sua pesquisa, a doutoranda visitará propriedades e conversará com produtores da região “Compreender os problemas de cada região e a forma como são tratados pode abrir oportunidades de colaboração. Como produtora e pesquisadora de café, acredito que o trabalho realizado no campus é muito importante, uma vez que existe um apoio sólido aos produtores que vêm pedir apoio ou aconselhamento”,reforça.

Glória elogiou ainda a hospitalidade da equipe do Ifes do Coffee Design, grupo de pesquisa que reúne profissionais, alunos, professores e pesquisadores vinculados ao Ifes e outras instituições. “Desde a minha chegada ao Espírito Santo, me senti muito bem recebida, a hospitalidade que eles proporcionam é muito importante para nós que viemos do exterior. Também espero poder praticar mais o meu português e realmente ter uma imersão cultural, pois permite sempre um aprendizado mais completo”, ressalta. Ela é a terceira aluna estrangeira que o campus recebe. Em outras ocasiões, o Campus Venda Nova recebeu uma estudante de doutorado da Rússia e uma aluna de graduação do Vietnã.

gloria hernandez coffee design

Coffee Design
O grupo de pesquisa reúne mais de 90 profissionais, alunos, professores e pesquisadores vinculados ao Ifes, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tem como objetivo compreender os fatores determinantes da qualidade dos cafés, através da aplicação de diferentes ferramentas da ciência e tecnologia.

A atuação do Coffee Design compreende os três eixos estruturantes da Rede Federal, permitindo a apresentação de resultados científicos que estão mudando a realidade de diversas famílias no Brasil, a partir da aplicação de processos tecnológicos que foram desenvolvidos com base na ciência.