Página inicial > Notícias > Ifes recebe nova patente de produto para o processo siderúrgico

Ifes recebe nova patente de produto para o processo siderúrgico

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 16h20 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 18h21

Produto utiliza resíduo de mármore e foi desenvolvido em pesquisa do Mestrado em Metalurgia e Materiais.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu sua 17ª carta patente. O produto patenteado foi o “Pó fluxante de resíduo de mármore para lingotamento contínuo de aço baixo carbono”, desenvolvido como pesquisa no Mestrado em Metalurgia e Materiais, do Campus Vitória, pela pesquisadora Leticia Miranda Alves, junto com o grupo formado por Cassio Santos de Carvalho, Estefano Aparecido Vieira, Hiury Voltz e José Roberto de Oliveira.

O fluxante é um material usado na indústria siderúrgica para a solidificação das placas de aço. Ele funciona como um lubrificante e ajuda no controle de transferência de calor quando o aço está passando do estado líquido para o sólido, formando as placas.

Esta é a segunda patente recebida pelo grupo de pesquisadores referente a um fluxante. Na primeira, o produto utilizava resíduo de granito; nesta, é usado o resíduo do beneficiamento de mármore. O professor Estefano Aparecido Vieira explica que essa é uma forma de dar uma função aos resíduos que poderiam ser descartados no meio ambiente e também um jeito de evitar a retirada de matéria-prima da natureza para ser utilizada no processo.

A equipe da Agência de Inovação do Ifes (Agifes) atuou junto ao grupo para garantir a concessão da patente. A agência ressaltou que cada patente concedida, é um reflexo direto dos esforços incansáveis dos pesquisadores, docentes e alunos do Ifes, que trabalham para avançar em áreas de conhecimento que impactam positivamente a sociedade.

Veja os dados da patente:

BR 10 2016 013755-1 B1
Depósito: 14/06/2016
Concessão: 22/08/2023
Título: Pó fluxante de resíduo de mármore para lingotamento contínuo de aço baixo carbono
Inventores: Cassio Santos de Carvalho, Estefano Aparecido Vieira, Hiury Voltz, José Roberto de Oliveira, Leticia Miranda Alves
Campus: Vitória

Veja os dados de propriedade intelectual do Ifes:
17 cartas patente
1 pedido de patente deferido
104 softwares registrados
11 marcas registradas