Página inicial > Notícias > Pesquisador do Ifes lança estudo inédito sobre a obra de Lima Barreto

Pesquisador do Ifes lança estudo inédito sobre a obra de Lima Barreto

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 10h50 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 10h50

Pesquisa resultou em livro que será lançado no dia 4 de outubro.

O professor Raoni Schimitt Huapaya, do Campus Venda Nova do Imigrante, lança o livro “Lima Barreto: literatura e experiência urbana na crônica carioca”, que trata da obra do escritor Lima Barreto. A obra é resultado da pesquisa realizada pelo professor, com financiamento do Ifes e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes).

A pesquisa aborda os efeitos do diálogo entre a linguagem literária das crônicas de Lima Barreto e a experiência urbana no Rio de Janeiro durante o início dos 1900. E no livro, o autor propõe uma abordagem inovadora da obra literária de Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) em meio ao centenário da sua morte, em novembro de 2022.

Como parte integrante do lançamento, Raoni Schimitt Huapaya participará de um bate-papo mediado pela professora de literatura do Campus Vitória e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Literatura Moderna e Contemporânea (Nupesq), Camila Dalvi. O bate-papo será na quinta-feira (28), às 14h, no link: is.gd/seminario2023.

O lançamento presencial será no dia 4 de outubro de 2023, às 19h, no Instituto de Letras da UFF – Campus do Gragoatá, durante a realização do 37º Enanpoll - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).

Sobre o livro
Na obra, o autor explora a fascinante conexão entre a crônica do autor Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) e a efervescente Belle Époque carioca. Ao mergulharmos nas crônicas de Lima Barreto, descobrimos um escritor que não se encaixa em rótulos simples de engajamento social ou testemunho pessoal. Neste livro, Raoni Schimitt Huapaya debate uma escrita que é mais do que desleixo ou revolta pessoal; mas sim uma exploração cuidadosa da vida urbana e das mudanças que transformaram o Rio de Janeiro em um centro cultural poderoso durante a Primeira República.

Este livro oferece uma nova compreensão das experimentações linguísticas de Lima Barreto à medida que ele dialogava com a cidade em constante mudança. A interpretação de Raoni das crônicas de Lima Barreto mostra como a rua se tornou um espaço privilegiado de experimentação, e o autor se tornou um andarilho literário, capturando a cidade em movimento.

“Lima Barreto: literatura e experiência urbana na crônica carioca” é uma leitura essencial para aqueles que desejam explorar a relação entre literatura e cidade em uma época de rápidas transformações. É uma viagem no tempo, guiada pelas palavras perspicazes de Lima Barreto e pelos comentários críticos de Raoni, que nos permitem ver a Belle Époque carioca com novos olhares e refletir ainda sobre suas implicações no mundo contemporâneo.

Sobre o autor
Raoni Schimitt Huapaya é doutor em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio internacional na Université Côte dAzur, na França. Professor e pesquisador do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Raoni atua na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, principalmente com pesquisas sobre a escrita literária e a capacidade de atenção na experiência urbana do início do século XX. Atualmente, desenvolve estudos no campo da crônica moderna, das humanidades digitais e da formação de pesquisadores no Brasil. É autor de Lima Barreto: literatura e experiência urbana na crônica carioca (Pimenta Cultural, 2023) e organizador da reedição de Doutrina do Engrossamento (Edifes, 2017).

Sobre a obra
Lima Barreto: literatura e experiência urbana na crônica carioca
Autor: Raoni Schimitt Huapaya
Pimenta Cultural, 2023 - 246 páginas (R$ 62,90)