Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Portal Rede Integra de inovação é lançado na semana da EPT
Início do conteúdo da página

Portal Rede Integra de inovação é lançado na semana da EPT

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 17h38 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 17h51

O Ifes é uma das instituições que aderiram à Rede.

Na quinta-feira (19), foi lançada a Rede Integra de Inovação, uma ferramenta de busca que reúne portais de 33 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, fruto da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), desenvolvedor do portal. A cerimônia de lançamento ocorreu durante o I Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), evento da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

A nova ferramenta é um mecanismo de busca para encontrar pessoas, ambientes de inovação, laboratórios de tecnologia e serviços em instituições da Rede Federal para atender as demandas do setor produtivo e difundir conhecimento. Das 33 instituições da Rede Federal que aderiram ao portal Rede Integra de Inovação, 31 são Institutos Federais (IFs) e duas são Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). O Ifes é uma das instituições que aderiram à Rede.

De acordo com o secretário de educação profissional do MEC, Getúlio Marques Ferreira, o portal é uma oportunidade de integrar informações e contribuir para o desenvolvimento da gestão da inovação. “É uma ferramenta que integra tudo o que se tem nos nossos processos. Isso é só o começo, espero que essa rede se estenda para o Brasil todo e conte com a participação das demais instituições da Rede Federal”, afirmou.

Para Júlio Xandro Heck, reitor do IFRS, o lançamento da Rede Integra permitirá à sociedade enxergar as potências de pesquisa, de extensão, de inovação e de desenvolvimento de projetos da Rede Federal. “Somos uma rede reconhecida e respeitada pelos cursos técnicos de graduação e de pós-graduação que oferecemos, mas temos muito mais do que isso: nós desenvolvemos projetos em todos os rincões brasileiros, estamos presentes em mais de 560 municípios e, pela primeira vez, teremos um grande portal que apresentará para a sociedade brasileira o que é feito em cada uma das nossas unidades”, explicou.

“Essa ferramenta traz para a Rede Federal uma imensa perspectiva, mostrando que a nossa rede é uma ilha de excelência, se pensarmos na perspectiva da educação pública do nosso País. Mas a gente se mostra pouco, a sociedade brasileira ainda nos conhece pouco”, afirmou Carla Comerlato Jardim, diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Setec.

Acesse o site: redeintegra.mec.gov.br.

Seminário
Durante três dias, professores, técnicos-administrativos, gestores e estudantes de todo o país participam do Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo, com o objetivo de criar um ecossistema de inovação na EPT, além dedebater desafios, métodos e práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo no âmbito da educação profissional e tecnológica. O encontro foi dividido em três eixos: iniciação tecnológica; pesquisa, desenvolvimento e inovação; e empreendedorismo de base tecnológica.

Semana da EPT
A 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada de 16 a 22 de outubro, conta com a apresentação de mais de 280 projetos nos estandes, além de ofertar oficinas rápidas para o público, área exclusiva sobre inovação e debates sobre EPT. Os visitantes não precisam se inscrever e terão acesso livre e gratuito aos espaços da mostra tecnológica. Já os debates e as oficinas necessitam de inscrição, que pode ser feita virtualmente. Com o tema “Futuro conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”, essa edição contabiliza a participação de mais de 50 instituições ofertantes dessa modalidade de ensino, inclusive os institutos federais (IFs), as redes estaduais de educação, as escolas técnicas vinculadas às universidades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Confira como foi o evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)

registrado em:
Fim do conteúdo da página