Parceria entre Ifes e Governo do Estado oferta vagas em cursos técnicos concomitantes
As vagas são destinadas a estudantes da Rede Estadual de Ensino.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) firmaram parceria para a oferta de vagas em cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio, destinados aos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. O convênio de cooperação técnica foi publicado no Diário Oficial do Estado, na última quinta-feira (26).
O convênio conta com 10 campi do Ifes e 12 escolas da Rede Estadual, que serão polos na articulação do processo seletivo e no acompanhamento da oferta de cursos técnicos. Serão ofertadas 588 vagas em 13 diferentes cursos, como Administração, Eletromecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Química, entre outros. As vagas são para os campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro, Colatina, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Vila Velha e Vitória.
“O estudante vai fazer o ensino médio na Rede Estadual e a educação profissional no Ifes, na forma de concomitante. Isso colabora, pois o estudante não precisa se deslocar pra outro município pra ter essa oferta”, explica a diretora de Ensino Técnico do Ifes, Sanandreia Torezani Perinni. “Essa atuação em todo o estado fortalece o arranjo produtivo local e regional, que é a nossa função, possibilitando geração de renda, melhores condições de trabalho e a atuação cidadã na perspectiva do desenvolvimento local, levando soluções técnicas e tecnológicas que atendam as peculiaridades da região onde os estudantes estão inseridos”, complementa.
Os cursos são destinados a estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio Regular ou da 1ª e 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino, matriculados nos turnos vespertino e noturno. A diretora destaca que já haviam iniciativas similares nos campi Cachoeiro e Santa Teresa, mas essa é a primeira parceria com essa quantidade de vagas. Ela ressalta ainda que no processo seletivo será feito pela Sedu e haverá a reserva de vagas dentre os estudantes da Rede Estadual para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.
O edital do processo seletivo para o Ifes será publicado, posteriormente, em: selecaoaluno.es.gov.br.
Com informações da Sedu.
Redes Sociais