Página inicial > Notícias > Câmara dos Deputados realiza sessão solene em comemoração aos 15 anos dos IFs

Câmara dos Deputados realiza sessão solene em comemoração aos 15 anos dos IFs

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 10h58 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 17h42

O encontro foi realizado no dia 7 de dezembro e reuniu dirigentes de toda a Rede Federal.

reitores sessao 15anos

A Câmara dos Deputados realizou, na quinta-feira (7/12), uma Sessão Solene em homenagem aos 15 anos dos Institutos Federais. O encontro reuniu os dirigentes de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Plenário Ulysses Guimarães e foi transmitida ao vivo pelo YouTube.

A solenidade foi proposta pelos deputados federais Maria do Rosário (PT-RS), Reginaldo Veras (PV-DF) e Reginaldo Lopes (PT-MG). "As escolas técnicas significam esperança e transformação. Significam aliar, no mesmo lugar e território, o saber e a ciência, as humanidades e as transformações possíveis do Brasil", destacou Maria do Rosário em seu discurso na tribuna do plenário. A parlamentar ainda chamou atenção para a defesa da lei que criou os IFs.

Reginaldo Lopes, que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais, destacou o modelo de ensino proposto pelos IFs e o classificou como o "mais ousado modelo educacional para dialogar com a juventude brasileira". Em sua fala, Veras ressaltou sua ligação com as instituições e falou da importância dos deputados destinarem recursos para fortalecer os Institutos Federais.

Os parlamentares Paulão (PT/AL), Bohn Gass (PT/RS), Elton Welter (PT/PR), Erika Kokay (PT/DF), Pedro Uczai (PT/SC), Odair Cunha (PT/MG) e Dandara Tonantzin (PT/MG) também prestigiaram a solenidade. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL), enviou uma mensagem para a comunidade acadêmica da Rede Federal.

"A formação da Rede e a criação dos Institutos Federais, em 2008, significou uma verdadeira revolução no sistema de ensino profissionalizante nacional. A sua capacidade de oferecer educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, do Ensino Médio Técnico Integrado à Graduação e Pós-graduação, supriu uma grave lacuna na nossa educação pública", destacou Lira em uma nota lida pela deputada Maria do Rosário. Lira está participando, nesta semana, da COP-28, em Dubai.

Além dos parlamentares que presidiram a sessão, também compuseram o dispositivo de homenagem representando o Conif a presidente, Leopoldina Veras; o vice-presidente de Relações Parlamentares, Flávio Luis Barbosa Nunes; o vice-presidente de Administração, Maurício Motta; a vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, Nilra Filgueira; e a vice-presidente de Relações Institucionais, Oneida Irigon. O Ministério da Educação foi representado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira.

Exposição
Em parceria com o Conif, a Câmara promoveu, nesta semana, uma mostra na Chapelaria da Casa, destacando o impacto dessas instituições na vida de milhares de pessoas em todo o país. A proposta da exposição foi mostrar aos congressistas e visitantes fotos e textos que destacam os números, diferenciais e alcance dos Institutos em todo o território nacional.

"Esses momentos são para nós respostas de quanto os Institutos Federais são importantes para o nosso país. O parlamento enxerga o nosso trabalho no Ensino, a Pesquisa e a Extensão. A interiorização, a consolidação e a expansão. São sinalizações que estamos no caminho certo", pontuou a presidente do Conif ao falar da exposição e da sessão solene.

Vozes da Internacionalização
Ainda nesta quinta, o Conif lançou o e-book "Vozes da Internacionalização", que narra a história de egressos, discentes e servidores que viveram a internacionalização por meio dos Institutos Federais ao longo dos últimos 15 anos. A publicação foi proposta pelos integrantes do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho (Forinter) e publicada pela editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).

"O e-book da visibilidade da internacionalização e o impacto dele na vida dos nossos servidores e estudantes da Rede Federal. À medida que se navega com esse e-book, vários textos e várias vozes mostram como essa internacionalização impactou a vida dessas pessoas", pontuou Rodrigo Lemos, assessor internacional do Instituto Federal do Rio de Janeiro e proponente do projeto de criação do e-book.

Os textos para compor o “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica” foram escolhidos a partir do Edital CONIF/AI 09. A proposta da publicação digital é apresentar uma coletânea de narrativas autênticas e inspiradoras sobre experiências de internacionalização da Rede Federal.

*Da Assessoria de Comunicação do Conif​. Foto: Moacir Evangelista/Conif.