Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Começa a coleta seletiva na Reitoria
Início do conteúdo da página

Começa a coleta seletiva na Reitoria

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 13h52 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 13h52

Lixeiras das salas serão destinadas apenas ao lixo seco, que deve ser higienizado antes do descarte.

Foi iniciada na Reitoria a coleta seletiva, com a separação dos materiais descartados. Agora, os resíduos passarão a ser divididos entre secos e úmidos. Os úmidos são todos os materiais que não possuem mais utilização, como papéis sujos, fraldas descartáveis, copos quebrados e alguns tipos de copos descartáveis e até vidros utilizados em janelas. O material orgânico, como restos de comida, será descartado também no lixo úmido.

Os resíduos secos são materiais que podem ser reciclados, como papel, plástico, metal e vidro, seguidos por embalagens de papelão, potes, garrafas, pregos e latinhas, jornais e até as carcaças de materiais eletrônicos e eletrodomésticos. Para que a reciclagem seja possível, é necessário que não estejam contaminados ou sujos por outras substâncias orgânicas ou não.

As lixeiras nas salas da Reitoria e no auditório serão apenas para resíduos secos. Os resíduos úmidos (e orgânicos) deverão ser descartados nas lixeiras das cozinhas e no ambiente do mezanino (2º andar). É importante que, antes do descarte de embalagens que são resíduos secos, seja realizada uma limpeza prévia para evitar o mau cheiro e o aparecimento de animais.

A orientação dessa separação já foi repassada a equipe de pessoal terceirizado que é responsável pela limpeza das salas.

Para resíduos perigosos como lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e eletroeletrônicos, a Reitoria realizará a compra de depósitos específicos e colocará disponível em ambiente acessível aos servidores para o correto descarte.

Veja mais sobre a separação dos tipos de resíduos nessa imagem do Projeto Reciclo:

reciclagem residuos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página