Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Pesquisas sobre peixe palhaço são destaque no programa Globo Repórter
Início do conteúdo da página

Pesquisas sobre peixe palhaço são destaque no programa Globo Repórter

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 17h30 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 18h42

Projetos são desenvolvidos pelo Campus Piúma.

piuma globo reporter 1

Dois projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Campus Piúma serão apresentados na próxima edição do Globo Repórter, que será exibido na sexta-feira (15). O programa vai abordar o conceito de economia azul, a combinação do crescimento econômico com a preservação dos recursos marinhos, abordando desde o trabalho de reprodução de peixes ornamentais, passando pelas expedições de visita a baleias, até as ''fazendas'' marinhas.

Ambos os projetos utilizam peixes da espécie Amphiprion ocellaris, o peixe-palhaço. Um deles trata da suplementação alimentar na reprodução e larvicultura da espécie e tem como objetivo desenvolver um novo protocolo para alimentação de peixes marinhos para aquicultura, em busca de uma nova alternativa para os que estão atualmente no mercado.

O outro projeto aborda a formação de mão de obra qualificada para um ramo específico da aquicultura, contribuindo para o mercado de espécies ornamentais capixabas, utilizando o peixe palhaço como modelo para popularização das ciências marinhas.

De acordo com o professor Henrique David Lavander, que coordena os projetos de pesquisa, os trabalhos devem impactar principalmente os aquicultores, já que visam melhorar as condições de cultivo de peixes marinhos. Os projetos são coordenados pelo grupo de pesquisa Maricultura e Recurso Pesqueiro e desenvolvidos no Laboratório de Nutrição e Produção de Organismos Aquáticos do Campus Piúma, envolvendo estudantes do curso técnico em Aquicultura e da graduação em Engenharia de Pesca.

piuma globo reporter 2

registrado em:
Fim do conteúdo da página