Página inicial > Notícias > Sede administrativa do Ifes vai se mudar para o Centro de Vitória

Sede administrativa do Ifes vai se mudar para o Centro de Vitória

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 09h35 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 09h52

Previsão é que a Reitoria e o Cefor passem a funcionar no imóvel no início de 2025

IMG 20231218 131051 1

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu, da Superintendência de Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU-ES), a posse do Edifício Vitória Park, localizado no Parque Moscoso, em Vitória (ES). A assinatura do contrato de cessão de uso gratuito para o Ifes aconteceu no último dia 8 de dezembro e foi realizada mediante apresentação de um plano de ocupação que prevê a instalação da sede administrativa (Reitoria) e do Centro de Referência em Formação e Educação à Distância (Cefor). Nesta segunda-feira (18), um grupo de servidores dos setores que vão ocupar o imóvel esteve no local.

A previsão é de que as adequações e reformas aconteçam ao longo do ano de 2024 e que os órgãos da Reitoria e os setores do Cefor estejam prontos para atuarem no novo local a partir de janeiro de 2025. Uma comissão de recebimento do patrimônio foi constituída para apresentar um relatório detalhado das condições atuais do imóvel. Outra comissão, de ocupação, está sendo formada com representantes das pró-reitorias e do Cefor, para definirem o plano de necessidades para a transferência. Hoje a sede administrativa do Ifes está instalada em um imóvel alugado, no bairro Santa Lúcia, em Vitória. Já o Cefor funciona também em um edifício alugado, em Jucutuquara, na mesma cidade.

Segundo o reitor do Ifes, Jadir Pela, a mudança coloca a Reitoria e o Cefor do Ifes em um patamar diferente para o atendimento à sociedade. “Estaremos num imóvel próprio, com espaço para desenvolvermos nossas atividades. Aqui teremos mais conforto, todas as condições de infraestrutura e com isso esperamos elevar ainda mais o nível de nossas ações.” disse.

O reitor também destacou a importância do Ifes para o projeto de revitalização do Centro de Vitória. “Teremos em breve uma área de cultura, turismo e gastronomia na região portuária e já temos outras iniciativas sendo implementadas no Centro. Queremos não só nos somarmos a este movimento, implantando um espaço voltado para o conhecimento, como também ser um ponto de referência para o bairro e para a cidade”, disse.

O edifício Vitória Park está localizado na Avenida Cleto Nunes nº 85, no bairro Parque Moscoso, em Vitória, e conta com 12 andares e 9,8 mil metros de área construída, sendo 2 andares destinados para estacionamento de veículos. O prédio abrigava os órgãos da Justiça do Trabalho no Espírito Santo, que passaram a funcionar na Enseada do Suá.

Volta para o bairro onde tudo começou

Falando para o grupo de servidores da Reitoria e do Cefor, Jadir Pela lembrou que a mais antiga instituição da história de constituição do Ifes nasceu apenas a alguns metros de onde será a nova sede administrativa. “Considero essa uma volta às nossas raízes, pois nascemos aqui no Centro de Vitória, na outra esquina, há 115 anos, como Escola de Aprendizes e Artífices”, disse.

A Escola de Aprendizes e Artífices do Espírito Santo foi fundada em 1909 e funcionou na Rua Presidente Pedreira nº 13 no Parque Moscoso, em Vitória, com uma turma de 26 estudantes com idade de 12 anos. Em 1917 a Escola mudou para outro prédio no nº 150 da mesma rua, onde permaneceu até o ano de 1942, quando se mudou para a Avenida Vitória, em Jucutuquara.