Ifes aumenta seu percentual de transparência ativa em 2023
Avaliação feita pela CGU indicou que a instituição fechou o ano com 84% de atendimento aos itens de transparência.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) fechou o ano de 2023 com um salto no seu nível de transparência ativa, saindo de 31,2% para 84%, conforme medição e acompanhamento da Controladoria Geral da União (CGU). Os percentuais são medidos pela CGU, que avalia se as instituições atendem aos requisitos da Lei de Acesso à Informação (LAI). A transparência ativa é a divulgação espontânea e proativa de dados públicos, independentemente de solicitações.
A CGU apura se os órgãos e entidades divulgam ativamente diversos itens, como estrutura hierárquica, ocupantes de cargos, carta de serviços, entre outros. Avalia ainda o atendimento a solicitações feitas por usuários por meio do sistema de ouvidorias e de informação.
A melhoria no atendimento aos itens de transparência pelo Ifes é resultado de uma parceria firmada entre a Auditoria Interna, a Autoridade de Monitoramento LAI e a Ouvidoria, que mobilizaram ainda os setores da Instituição. O Instituto conta com uma comissão formada para melhorar a transparência, composta por representantes de todos os campi, além da autoridade de monitoramento (Silvia Giovanelli Sandrini). O trabalho tem a consultoria da auditora Cintia Petri.
Os dados apurados figuram no Painel Lei de Acesso à Informação, que é uma ferramenta desenvolvida pela Controladoria. O Painel LAI disponibiliza informações sobre a quantidade de pedidos e recursos registrados, cumprimento de prazos, perfil dos solicitantes, omissões, transparência ativa, entre outros aspectos. Os dados são extraídos do sistema Fala.BR.
Acesse o Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento da LAI no Ifes.
Redes Sociais