Estudantes do Ifes participam de premiação do CNPq
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica contempla bolsistas e instituições.
Oito estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estão concorrendo ao 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Concedido de forma anual, o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica conta com a colaboração da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Os bolsistas do Ifes das categorias Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Iniciação Científica Júnior foram indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG). Esses estudantes participaram do edital de 2022 (fluxo 2022-2023) do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes (Picti).
Indicados do Ifes
Pibic - Ciências da vida
Estudante: Júlia Vieira Moreira - Diagnóstico do distúrbio da fala na doença de Parkinson
Orientadora: Carine Coneglian de Farias
Campus Vila Velha
Pibic - Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
Estudante: Bárbara Piffer Pecini - Otimização reacional do catalisador SnO2/CCA para a obtenção do biodiesel
Orientadora: Ana Brígida Soares
Campus Vila Velha
Pibic - Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes
Estudante: Marlon Petrotiely Gomes Padovani - Implementação de um jogo Educativo Acessível, para celular, utilizando Realidade Virtual, para o ensino-aprendizagem em sustentabilidade
Orientadora: Andromeda Goretti de Menezes Campos
Campus Cariacica
Pibiti - Ciências da vida
Estudante: Nicole Souza do Carmo - Abertura de amostra de Pereskia, via digestão assistida por radiação micro ondas
Orientadora: Zanata Brandão Amorim
Campus Vila Velha
Pibiti - Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
Estudante: Wellem Nascimento Almeida - Desenvolvimento de uma planilha eletrônica para o dimensionamento dos componentes das instalações de água fria
Orientadora: Luisa Muylaert de Menezes Povoa
Campus Colatina
Pibiti - Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes
Estudante: Ana Luysa Cavaleiro Azeredo - Inovação de processo de tecnologia da informação, redes sociais, e-commerce, associação ao maquinário
Orientador: Albeniz de Souza Júnior
Campus São Mateus
Pibic-Jr - Ciências da Vida
Estudante: Beatriz Fiorido de Melo - Suporte na avaliação do teor de carotenóides em diferentes amostras do processamento de azeite de abacate
Orientadora: Flávia de Abreu Pinheiro
Campus Venda Nova do Imigrante
Pibic-Jr - Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
Estudante: Matheus Koch Sabadini - Motor a vapor similar a Eolípila
Orientador: Maurício Gomes das Virgens
Campus Guarapari
Pibic-Jr - Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes
*Não teve indicação.
Sobre o Prêmio
O prêmio é atribuído a quatro categorias. As duas primeiras, referentes às categorias de Bolsista de Iniciação Científica e de Bolsista de Iniciação Tecnológica contemplarão, cada uma, até três bolsistas, sendo um para cada grande área do conhecimento. A terceira categoria se refere à de Bolsista de Iniciação Científica Júnior, destinada a bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM). E a quarta categoria da premiação se refere à do Mérito Institucional, que contemplará instituição participante dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica, com bolsistas inscritos nesta edição do Prêmio.
Os bolsistas a serem contemplados serão escolhidos por três Comissões Julgadoras, que contarão com representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da comunidade científica e tecnológica, convidados pelo CNPq. A apuração da instituição ganhadora na categoria Mérito Institucional se baseará na instituição do Pibic com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos de modo legal pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado será divulgado até o final de abril de 2024, no site do Prêmio: destaqueict.cnpq.br/web/pdict.
A premiação
Para cada bolsista de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica: quantia, em dinheiro, no valor de R$ 10 mil e uma bolsa de Mestrado ou de Doutorado no país, com prazo limite de início de utilização de 24 meses, contados a partir da data de cerimônia de entrega do Prêmio.
- Para bolsista de Iniciação Científica Júnior: R$ 5 mil em dinheiro e uma bolsa de Iniciação Científica ou de Iniciação Tecnológica.
- Todos os bolsistas, de qualquer categoria, receberão ainda, como parte de sua premiação, passagens aéreas e hospedagem, para permitir que eles recebam a premiação.
- A instituição vencedora na categoria Mérito Institucional ganhará de 5 a 20 bolsas adicionais de iniciação científica ou de iniciação tecnológica, a depender de seu número de bolsas concedidas por meio de Chamadas do CNPq.
Com informações do CNPq.
Redes Sociais