Página inicial > Notícias > Ifes é selecionado para projeto I-Hubs

Ifes é selecionado para projeto I-Hubs

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 09h41 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 09h41

Na instituição, o projeto será promovido pelo Campus Vila Velha.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi uma das cinco instituições selecionadas para o projeto Centros de Competências para a Inovação (I-Hubs, em inglês), da Unesco-Unevoc. A chamada pública foi organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e selecionou cinco Institutos Federais, sendo um de cada região.

Além do Ifes, participarão do programa os Institutos Federais do Maranhão (Nordeste), do Acre (Norte), de Brasília (Centro-Oeste) e de Santa Catarina (Sul). No Espírito Santo, o projeto será promovido pelo Campus Vila Velha.

A iniciativa faz parte de um projeto liderado pela Unesco-Unevoc com o intuito de desenvolver instituições de educação e formação técnica e profissional em todo o mundo, com foco no empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. A iniciativa será implementada sob a liderança da Unesco-Unevoc e do Conif, com apoio e financiamento da Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec).

As instituições selecionadas serão responsáveis pela multiplicação do conhecimento em seus respectivos ecossistemas e, na medida do possível, no âmbito da Rede Federal, a fim de garantir a sustentabilidade da ação. As formações terão como base o Marco de Inovação em Educação Profissional e Tecnológica da Unesco-Unevoc.

O I-Hubs é um projeto de 18 meses que abrange três fases principais, incluindo a primeira, focada no Planejamento e Preparação; a segunda, que consiste na implementação do Quadro de Inovação, e a fase final, que inclui revisão e refinamento do Quadro de Inovação.

Unesco-Unevoc
O Centro Internacional Unesco-Unevoc de Educação e Treinamento Técnico e Profissional é um dos sete institutos e centros da Unesco. Atualmente, o Conif é um dos três centros ativos no Brasil e tem feito esforços para ocupar um espaço nesse importante fórum de discussão e promoção de educação profissional e tecnológica, principalmente no cluster América Latina, que reúne instituições da região. Essa parceria tem incentivado ações que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif