Estudantes do Ifes participam do Encontro do Hotel de Hilbert
Evento reúne medalhistas da OBMEP que se destacaram em programa de Iniciação Científica Júnior.
A delegação do Espírito Santo embarcou, neste domingo (21), para o 9º Encontro do Hotel de Hilbert (EHH), promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O evento será realizado no período de 22 a 25 de abril, em Natal, no Rio Grande do Norte, e reunirá 165 estudantes de todo o Brasil.
A delegação conta com os cinco estudantes capixabas selecionados, sendo três deles alunos do Ifes: Guilherme Domingos Sanson, do Campus São Mateus; Patrick Avelar Santos Silva, do Campus Vitória; e Vitória Cruz de Aguiar, do Campus Serra. A equipe capixaba será chefiada pelo professor Alexandre Maia Ferreira, do Campus Aracruz, que é coordenador Regional do PIC da OBMEP. Os outros integrantes são Kevin Neves Ramos Badaro e Miguel Maioli, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
O Encontro do Hotel de Hilbert é dedicado aos alunos que se destacaram no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática para medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Promovida pelo IMPA, a iniciativa conta com 13 professores universitários de diferentes regiões do país para debater temas do universo matemático e incentivar os estudantes a se dedicarem ao aprimoramento dos estudos.
Durante o evento, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas participarão de gincanas, aulas, palestras e serão desafiados a resolver o “Problema do Dia”. As melhores soluções serão apresentadas aos colegas e professores.
A 9ª edição do EHH conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Hotel de Hilbert
Em 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele, há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.
Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto N pula para o quarto N+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas.
Inspirada nessa ideia, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) criou, em 2011, o Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) para os alunos com melhor desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC).
Com informações do IMPA.
Redes Sociais