Estudantes do Ifes são premiados em competição internacional
A premiação iTwin4Good é promovida pela Enactus e Bentley Systems, em Londres.
A equipe All In, formada pelos estudantes do Campus Vitória foi premiada na iTwin World Cup, competição promovida pela Enactus, uma organização internacional sem fins lucrativos; e Bentley Systems Incorporated, empresa de software de engenharia de infraestrutura. O evento foi realizado neste mês de abril, em Londres, na Inglaterra.
Compõem a equipe os alunos Luiz Felipe Muniz Rocha Borges, da Engenharia Mecânica; Deivid Braian Smarzaro e Lucas Pessanha Salles, ambos da Engenharia Elétrica. No desafio, eles foram acompanhados por Marcelo Schimidt, professor conselheiro do time, e André Gustavo de Sousa Galdino, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Vitória.
Os estudantes ganharam a edição do iTwin4Good Challenge no Brasil, realizada pela primeira vez no país em 2023. Nesse desafio, eles tiveram que solucionar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, utilizando a tecnologia da Bentley, os gêmeos digitais, modelos virtuais de objeto físico.
Com a vitória, a equipe All In foi credenciada para representar o Brasil na disputa, quando competiram contra o vencedor britânico. O projeto premiado é o HemoTwin, iniciativa que busca melhorar a qualidade de atendimento dos hemocentros no Espírito Santo através da previsibilidade do tempo de espera utilizando visão computacional.
A equipe apresentou seu projeto no evento, com demonstração ao vivo da tecnologia desenvolvida. “E utilizando a mesma tecnologia, os gêmeos digitais que integramos com visão computacional, nós conseguimos também ampliar para infraestrutura na detecção de Equipamento de proteção individual (EPIs)”, ressalta Luiz Felipe Muniz Rocha Borges, um dos estudantes da equipe vencedora.
A apresentação contou com a presença de empresários seniors e vice-presidentes da Bentley. “Eles realizaram diversas perguntas sobre aplicabilidade e limitações do HemoTwin e também parabenizaram a nossa ideia da aplicação para doação de sangue. Foi uma experiência bem única poder estar em um meio com empresários e conversar abertamente por horas, tudo em inglês”, destaca Deivid Braian Smarzaro, também integrante da All In.
O projeto premiado é um aplicativo que utiliza câmeras inteligentes e IA para monitorar a ocupação das salas de doação de sangue, avaliar a demanda de produtos e gerenciar os níveis de estoque. Atualmente ele ainda não está em uso, mas o aplicativo integra-se perfeitamente a uma API externa para fornecer dados em tempo real sobre demandas de tipo sanguíneo, permitindo a priorização de doadores específicos com base na necessidade imediata de seu tipo sanguíneo.
O HemoTwin é um projeto Enactus que está participando do edital do Instituto Sabin, que tem foco em aplicações para a saúde. “Vamos desenvolver o aplicativo para o centro de doação de sangue e esperamos estabelecer uma parceria com o Hemoes, pois acreditamos que a aplicação é simples e eficiente para melhorar a qualidade de atendimento para os doadores”, afirma Deivid. Os estudantes pretendem ainda criar uma startup a partir disso. “Estamos estudando incubar ela aqui no Ifes, a tecnologia está praticamente desenvolvida, nós precisamos achar um parceiro, um hospital para poder implementar e testar de fato e refinar a tecnologia”, complementa Luiz Felipe.
O HemoTwin faz parte das iniciativas da Enactus Ifes, focada em promover o progresso por meio da ação empreendedora. Fundado em agosto de 2020, o time também desenvolve o projeto Mulembá, que desenvolve o empreendedorismo em parceria com as Paneleiras de Goiabeiras. O Enactus Ifes é cadastrado como projeto de extensão no Campus Vitória.
iTwin4Good
A série iTwin4Good Challenge, desenvolvida em conjunto pela Enactus e Bentley Systems, incentiva os alunos a abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como energia limpa e acessível, cidades e comunidades sustentáveis e ação climática usando a Plataforma iTwin, a tecnologia de gêmeo digital de infraestrutura da Bentley. Na competição brasileira, estudantes de 36 universidades formaram equipes de três pessoas para trabalhar em projetos que demonstram criatividade, capacidade de resolução de problemas, profundo comprometimento com a sustentabilidade e excelente proficiência técnica.
O evento, organizado pela Enactus Brasil e pela Bentley Systems Incorporated, empresa de software de engenharia de infraestrutura, se propõe a ser uma competição onde os participantes combinam suas habilidades de desenvolvimento de software e paixão pela ação social para resolver problemas em suas comunidades usando tecnologia.
Enactus
A Enactus é uma organização internacional dedicada a promover o progresso por meio da ação empreendedora. A organização oferece uma plataforma para estudantes universitários colaborarem com líderes empresariais e acadêmicos no desenvolvimento de projetos baseados no empreendedorismo que capacitam as pessoas a transformarem oportunidades em progresso real e sustentável para elas mesmas e suas comunidades.
O Brasil é um dos 33 países ao redor do mundo que opera o programa Enactus, unindo estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos em rede para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras com viés social, econômico e ambiental. Com a cabeça para negócios e coração para o mundo, vivemos nossos valores: integridade, paixão, inovação e colaboração. Saiba mais: enactus.org.br.
Com informações da Bentley Systems Incorporated.
Redes Sociais