Página inicial > Notícias > Ifes fica em primeiro lugar geral do Enem entre os Institutos Federais e lidera entre escolas públicas do ES

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2024, 10h51 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2024, 10h57

Campi do Instituto ocupam os 5 primeiros lugares nacionais e 20 unidades obtiveram as melhores notas entre as primeiras 26 escolas públicas capixabas.

Cinco campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) obtiveram as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 entre todas as 682 unidades dos Institutos Federais do país. As unidades do Ifes de Vila Velha (675.9 pontos), Cachoeiro de Itapemirim, (674.4 pontos), Vitória (673.1 pontos), São Mateus (673 pontos) e Colatina (671 pontos) aparecem, respectivamente, nas cinco primeiras posições, no recorte de ranking entre os Institutos Federais. Os mesmos campi despontam, respectivamente, em 14º, 15º, 17º, 18º e 19º lugares, considerando todas as escolas públicas do Brasil.

Entre as escolas públicas do Espírito Santo, os 20 campi que participaram do exame com mais de 10 alunos estão entre as 26 primeiras posições. Já entre as escolas do estado, considerando públicas e particulares, os campi Vila Velha (7º lugar) Cachoeiro de Itapemirim, (9º lugar), Vitória (10º lugar), São Mateus (11º lugar), Colatina (14º lugar) e Viana (20º lugar) figuram entre as 20 primeiras posições do ranking.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, comemorou o resultado e parabenizou a comunidade escolar. “Esse resultado é fruto do esforço de alunos, de seus familiares, de docentes e de técnico-administrativos que acontece ao longo de todo o ano letivo”, disse.

O dirigente lembrou que o currículo do Ifes não se dedica apenas às disciplinas cobradas no Enem, o que acaba se tornando uma vantagem na educação dos estudantes. “A formação profissional de técnicos de nível médio exige a aplicação de conhecimentos que vão ser usados ao longo da vida, e também contribuem na hora de avaliações como o Enem”, comentou.

Os dados são da ferramenta da startup educacional AIO, com base nos microdados do Enem disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). As notas são referentes à média geral, ou seja, obtida entre as notas individuais dos estudantes, considerando as provas objetivas e a de redação. O Inep não classifica as escolas a partir das notas do exame.

Confira as notas e a colocação dos campi do Ifes nos recortes da média geral do Enem 2023:

• Campus Vila Velha - 675.9 pontos - 1º colocação entre os campi de Institutos Federais do Brasil. 1º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Cachoeiro de Itapemirim - 674.4 pontos - 2º colocação entre os campi de Institutos Federais do Brasil. 2º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Vitória - 673.1 pontos - 3º colocação entre os campi de Institutos Federais do Brasil. 3º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus São Mateus - 673 pontos - 4º colocação entre os campi de Institutos Federais do Brasil. 4º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Colatina - 671 pontos - 5º lugar entre os campi de Institutos Federais do Brasil. 5º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Viana - 658.5 pontos - 6º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Aracruz - 645.1 pontos - 7º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Cariacica - 644.8 pontos - 8º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Serra - 644.7 pontos - 9º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Nova Venécia - 639.2 pontos - 10º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Guarapari - 639.1 pontos - 11º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Ibatiba - 635.2 pontos - 12º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Linhares - 630.4 pontos - 13º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Venda Nova Do Imigrante - 609.8 pontos - 15º lugar lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Montanha - 606.9 pontos - 16º lugar lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Piúma - 602.4 pontos - 17º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus de Alegre - 597.4 pontos - 19º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Santa Teresa - 596.5 pontos - 20º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Barra De São Francisco - 592.4 - 25º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.

• Campus Centro Serrano - 590.9 pontos - 26º lugar entre as escolas públicas do Espírito Santo.