Página inicial > Notícias > Ifes adere ao Fórum de Universidades pela Paz

Ifes adere ao Fórum de Universidades pela Paz

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2024, 15h38 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2024, 15h38

Movimento reúne diversas instituições de ensino nacionais e estrangeiras.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) fez sua adesão ao Fórum de Universidades pela Paz (Foup), que reúne diversas instituições de ensino nacionais e estrangeiras. O fórum tem como objetivo a promoção da paz e dos direitos humanos por meio da colaboração e da troca de experiências.

Trata-se de um movimento internacional, liderado por pessoas e instituições, sem personalidade jurídica, cujo objetivo é instituir uma instância catalisadora neutra para fomentar, nas e a partir das instituições de ensino em parceria com outras instituições e com os governos, a discussão sistemática e a produção de conhecimentos sobre a temática da paz e suas múltiplas variáveis, segundo o site do Foup.

Danielli Veiga Carneiro Sondermann, diretora executiva do Ifes, é a representante da instituição no Fórum. Cada instituição atua em um dos eixos estruturantes definidos pelo Foup e o Ifes integra o grupo de trabalho do eixo Tecnologias e infraestrutura.

Para cada eixo, foram definidas duas ações: o mapeamento de experiências exitosas, com o objetivo de inspirar outras organizações e promover a replicação de boas práticas; e o mapeamento de estudos e pesquisas publicadas nos últimos 5 anos que abordem temas relacionados ao eixo temático.

Saiba mais em: foup.org.

Promoção da Cultura de Paz no Ifes
No âmbito do Ifes, o Comitê Institucional para Promoção da Cultura de Paz recebeu, no dia 3 de junho, a Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipe) para uma reunião sobre ações de promoção da cultura da paz na instituição.

O encontro teve como objetivos a produção do Plano de Ação Institucional e também a apresentação da Companhia Independente de Polícia Escolar, da Polícia Militar do Espírito Santo (Cipe). Na ocasião, os representantes da Cipe compartilharam a experiência de atuação com a temática da violência no âmbito escolar. O Major Eliandro explicou que a atuação da companhia tem um viés preventivo, e não repressivo, e que por isso a equipe busca constantemente estudar e se atualizar para ampliar a compreensão sobre o fenômeno da violência nas escolas.

O comitê coordena a campanha Ifes pela Paz e foi instituído pela Portaria nº 2.000/2023. Tem como competências propor ações voltadas à cultura de paz na Instituição; elaborar documentos orientadores para a promoção da cultura de paz; planejar e acompanhar ações de formação relativas à temática; e coordenar os trabalhos relativos às situações de risco, enfrentadas pelo Ifes, no que diz respeito à violência.