Página inicial > Notícias > Ifes recebe área para novas instalações do Campus Viana

Ifes recebe área para novas instalações do Campus Viana

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2024, 16h31 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 20h45

Terreno cedido pelo Governo do Estado vai permitir ao Instituto dobrar a quantidade de alunos na unidade.

Viana Capa

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Governo do Estado do Espírito Santo celebraram, nesta segunda-feira (17), um Termo de Cessão de Uso de uma área localizada em Viana para a construção de novas instalações para o campus no município. O terreno, com cerca de 100 mil metros quadrados, fica na localidade de Fazenda Pimenta, próximo ao bairro Bom Pastor, às margens da BR 262.

A expectativa do Ifes é que o campus passe a atender, pelo menos, 800 alunos simultaneamente. Também estão previstos novos eixos tecnológicos, após a realização de consultas públicas e diálogos com a sociedade vianense. Hoje, a capacidade é de cerca de 400 estudantes nos cursos de Técnico em Logística e Tecnólogo em Logística.

Com a transferência para a área maior, a unidade também passará a integrar uma nova classificação do Ministério da Educação (MEC), contando com mais servidores e recursos. Além da ampliação de salas de aulas, as novas instalações permitirão ainda a construção de áreas para prática esportiva, prédios de laboratórios e outros equipamentos previstos na estrutura habitual do Ifes. Segundo o reitor do Ifes, Jadir Pela, o Instituto busca estar localizado em grandes áreas, para que possa sempre expandir de acordo com as demandas da sociedade. "Quando falamos de espaço para crescer, não podemos pensar em 10 anos. O Ifes ainda estará aqui depois de todos nós, daqui a 100, 200 anos", lembrou.

A diretora-geral do Campus Viana, Regiane Teodoro, enfatizou a importância histórica do evento. "É um momento muito marcante para todos nós que estamos no dia-a-dia do campus, pois sabemos que no futuro poderemos atender ainda melhor nossos alunos", destacou.

Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande destacou a importância do Ifes para o município e a região. "Esse novo instituto vai oferecer mais oportunidades educacionais e profissionalizantes para a nossa juventude. É um passo importante para o desenvolvimento e o futuro da nossa cidade e de toda Região Metropolitana", assinalou.

Prazos

Ainda não há previsão para início das obras, pois a construção depende de recursos do Governo Federal. No entanto, segundo Jadir Pela, a expectativa é de que o início seja em 2025. “Estamos trabalhando junto a bancada federal e a Secretaria de Educação Profissional (Setec) do MEC para que esta obra faça parte da expansão da Rede Federal incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciada pelo presidente Lula no último dia 10 de junho”, disse.

O reitor informou ainda que espera continuar contando com a mobilização de lideranças e autoridades para acelerar o início das obras. “Esse terreno é uma reivindicação antiga nossa atendida pelo governador Renato Casagrande, que contou com o engajamento de lideranças comunitárias, do prefeito Wanderson Bueno, de mandatários estaduais como o deputado Alexandre Xambinho, da Câmara de Vereadores e do mandato parlamentar do deputado federal Gilson Daniel, que tem domicílio em Viana. Precisamos que toda essa união em torno do Ifes continue, para iniciarmos as obras o mais breve possível”, pediu o reitor na solenidade de assinatura que aconteceu na praça do Bairro Nova Bethânia.