Página inicial > Notícias > Pesquisadores do Ifes expõe inovação no maior evento nacional de sustentabilidade e ESG

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 16h18 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 16h42

As embalagens de papelão visam fornecer uma solução segura e resistente para o transporte das panelas de barro capixabas.

enactus

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) apresentou a tecnologia inovadora desenvolvida para o transporte da Panela de Barro de Goiabeiras no ‘Sustentabilidade Brasil 2024’. Considerada a maior conferência de sustentabilidade e ESG do país, o evento aconteceu entre os dias 24 a 28 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra.

Os pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis (PPGTECS), apresentaram as embalagens desenvolvidas em parceria com a Ingral Indústria Gráfica Ltda. As caixas de papelão visam fornecer uma solução segura e resistente para o transporte das panelas de barro capixabas.

O professor Christian Mariani, do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis (PPGTECS) e coordenador do time Enactus do Campus Vitória, que também participou da exposição de acessórios para uso com a panela de barro, explicou que o objetivo da participação da equipe no evento foi mostrar a integração entre o ensino e a pesquisa, que traz tanto a graduação quanto a pós-graduação.

“O objetivo foi apresentar a integração entre a pesquisa do Ifes, as empresas e o público externo. Isso foi muito bem recebido pelas pessoas que entenderam o projeto, pois avaliaram como uma integração sólida, com resultados contundentes de pesquisa e desenvolvimento que, inclusive, motivam os empresários a fazer parcerias com o Ifes. Então, foi uma vitrine para a gente mostrar, dentro do evento, que essa integração é possível sim e que ela dá resultados”, pontuou o professor.

5

A aluna Ariana Gusmão, responsável pela pesquisa que resultou na nova tecnologia e que realizou testes de desempenho da embalagem na dissertação de mestrado “Desenvolvimento de embalagem de transporte para a panela de barro do tipo moqueca”, explica que o objetivo principal da presença no evento foi demonstrar como o Ifes está comprometido com a sustentabilidade e o apoio à comunidade local.

A pesquisadora ainda destacou que a instituição se dedica a realizar pesquisas aplicadas que resolvem problemas reais, contribuindo diretamente para a melhoria da comercialização e logística da panela de barro de Goiabeiras. Essa iniciativa não só preserva a tradição cultural, mas, também impulsiona a economia local ao proporcionar uma solução simples, inovadora e eficiente para o transporte seguro das panelas de barro, unindo tradição e modernidade de forma sustentável.

“A invenção, uma solução simples e inovadora que já está em uso pela comunidade das artesãs paneleiras de Goiabeiras, demonstra a importância das parcerias entre as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e o setor produtivo, como a Ingral Indústria Gráfica, parceira do projeto e que através da Lorena Deppizzol, como coorientadora no mestrado. Isso evidencia a tríade de ensino, pesquisa e extensão, em prol da inovação. A pesquisadora destacou que a solução da embalagem é um exemplo de inovação frugal, caracterizada por ser acessível e eficiente, utilizando recursos de maneira criativa e sustentável. Essa abordagem não apenas reduziu o uso de plástico no entorno do mangue, mas também ajuda economicamente, facilitando o transporte das panelas de barro por turistas que viajam de modal aéreo”, pontuou a pesquisadora.

Sustentabilidade
A tecnologia inovadora de embalagens seguras de papelão para panelas de barro capixabas possui um viés social, mas também atende aos princípios da sustentabilidade, com um apelo ambiental importante, ao reduzir o uso de plástico e outros tipos de papeis nas áreas de mangue. Além disso, a caixa não utiliza cola nem materiais plásticos, e a tinta usada na plotagem é à base de água, o que não polui o meio ambiente.

panela de barro de goiabeiras

Patente de invenção
Em 2023, a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) depositou a patente de invenção intitulada “Embalagem de Acondicionamento e Transporte de Artigos Frágeis” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com titulares sendo o Ifes e a Ingral Indústria Gráfica Ltda. A patente de invenção (PI) consiste em uma nova solução técnica para um problema específico, que deve atender aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

Fonte: Agifes