Página inicial > Notícias > Ifes desenvolve pesquisa para reciclar resíduos do granito

Ifes desenvolve pesquisa para reciclar resíduos do granito

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2024, 15h11 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2024, 15h11

Em parceria com uma associação local, campus em Barra de São Francisco compartilha técnicas para que pessoas melhorem sua renda.

projeto granito bsf 3

Um professor Campus Barra de São Francisco, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), desenvolveu uma pesquisa que consegue reciclar os resíduos de Rochas Ornamentais como granito, mármore e quartzos. Com o conhecimento adquirido, o Ifes firmou uma parceria com uma associação local para compartilhar as técnicas de manejo desse resíduo com pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de promover a sustentabilidade ao aproveitar os rejeitos das rochas, os alunos também possuem a oportunidade de melhorar a renda.

Ao analisar o mercado local, o professor Ângelo Fiorio identificou uma problemática. Barra de São Francisco, conhecida como a Capital Nacional do Granito, chega a perder 26% de material retirado dos cortes das rochas ornamentais. Por isso, o professor tem encontrado formas de reaproveitar este resíduo e gerar renda a partir do reaproveitamento desse material.

projeto granito bsf 4

Fiorio coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Rochas Ornamentais (Nepro) no Campus Barra de São Francisco e foi onde ele descobriu ser possível transformar os rejeitos das rochas ornamentais em cosméticos, cerâmicas, placas e vidros. Ele acredita que é possível substituir o gesso na fabricação de placas do sistema construtivo drywall, o que, segundo o pesquisador, é mais econômico e sustentável. “Essa placa pode ser descartada de forma mais fácil. A própria lama vai ter o processo de remineralização do solo. Tenho indícios, através de pesquisas, de que esse resíduo, ele nada mais é, do que minerais soltos naquela lama, prontos para serem absorvidos pelo solo”, pontua.

Escola de Artesanato
O Ifes, em parceria com a Associação Noroeste de Produtores de Pedra (Anpo), tem levado este conhecimento e muitos outros para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. “É um trabalho social que a gente está fazendo. Tenho pegado a pesquisa e materializado ela”, explica Fiorio.

Por meio da Escola de Artesanato em Rochas Ornamentais, alunos e professores do Campus Barra de São Francisco oferecem módulos de Empreendedorismo, Finanças, Noções de Direito,Contabilidade, Marketing e Recursos Humanos para o Curso Técnico de Artesanato em Rochas Ornamentais. Em contrapartida, os alunos do Ifes também possuem uma turma específica de artesanato para aprender a manusear as pedras e transformá-las em obras de arte.

projeto granito bsf 2

Lucas dos Santos, estudante do curso Técnico de Agricultura, é um desses alunos. Ele também acredita que a região precisava deste tipo de conhecimento. “Um projeto que caiu como uma luva para a região, em um momento que precisávamos de algo tão atrativo”, completa.

O curso é destinado para pessoas acima de 16 anos e que moram em Barra de São Francisco. Os estudantes vão sair aptos para empreenderem e até mesmo criarem cooperativas de artesãos capazes de venderem os produtos na cidade e para outros lugares do país. As aulas ocorrem todos os dias, pela manhã e na parte da tarde, no Centro de Treinamento em Resíduos (CTR), que pertence à Anpo.

projeto granito bsf 1

O responsável pela Anpo, o técnico Silvano Faria, reforça a importância dessa parceria com o Instituto que garante uma contribuição muito importante para a economia e para o desenvolvimento do mercado na região. “Não basta apenas destinar adequadamente estes rejeitos, é preciso buscar, ao longo do tempo, uma utilidade para estes recursos. Foi neste ponto que o Ifes se apresentou como um parceiro estratégico na busca por soluções dentro do setor, se propondo a buscar opções economicamente viáveis para os resíduos e rejeitos”, complementa.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão do Ifes (Proex)