Página inicial > Notícias > Mestrados e doutorado do Ifes ofertam 14 bolsas para estudantes da América Latina e Caribe

Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2024, 14h34 | Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2024, 16h09

As bolsas são parte do programa de internacionalização Move La América. Inscrições estão abertas.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está ofertando 14 bolsas para mestrado e doutorado-sanduíche por meio do programa Move La América. O programa é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para internacionalizar a pós-graduação brasileira. As bolsas são destinadas a pesquisadores dos outros países da América Latina e das nações caribenhas, para que eles complementem seus estudos no Brasil.

No Ifes, são 4 vagas para o mestrado e mais 4 para o doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat); 2 vagas para o Mestrado Profissional em Engenharia de Controle e Automação; e 4 para o Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

A fase de inscrição de candidatos estrangeiros interessados já começou e vai até 8 de agosto. A apresentação da candidatura deve ser realizada por meio do Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes). As três rodadas de seleção pelas instituições de ensino acontecerão de 15 a 22 de agosto, de 29 de agosto a 5 de setembro e de 12 a 19 de setembro. As pró-reitorias farão as homologações de 26 de setembro a 3 de outubro. Os resultados desta etapa serão conhecidos a partir de 8 de outubro.

Cumpridas essas etapas, ocorre a análise técnica, até 7 de novembro, seguida pelo resultado preliminar, a partir do dia 8. Os candidatos terão dez dias corridos para recorrer. A divulgação final será a partir de 26 de novembro. O início das atividades está mantido para o primeiro semestre de 2025.

*Com informações da Capes.