Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes promove coleta seletiva e contribui para geração de renda através da reciclagem
Início do conteúdo da página

Ifes promove coleta seletiva e contribui para geração de renda através da reciclagem

Publicado: Terça, 30 de Julho de 2024, 13h48 | Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2024, 13h51

Instituição já destinou 500kg de lixo reciclável para a Associação Recicle Aracruz.

projeto reciclagem aracruz 2

Há pouco mais de um ano, o Campus Aracruz dava início a um projeto que alia sustentabilidade e geração de renda. O prédio da instituição aposta na coleta seletiva para realizar um descarte adequado do lixo gerado no campus. Esta iniciativa faz parte de um projeto chamado de Ifes campus Aracruz Mais Sustentável, que implanta uma série de medidas preocupadas com questões ambientais.

Além do teor ecológico, o Ifes - Campus Aracruz firmou uma parceria com a Recicle Aracruz - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Aracruz para que este material não apenas seja reciclado, mas gere renda pra os associados. "Foram distribuídos coletores para separação dos resíduos em recicláveis e não recicláveis nas áreas externas e internas do campus", explica a técnica administrativa do Ifes e coordenadora do projeto Tatiana Candeia.

A Recicle Aracruz conta com 17 associados em sua maioria mulheres em vulnerabilidade socioeconômica, as quais são chefes de família. O valor do quilo varia de acordo com o material, mas cada trabalhador recebe em torno de R$ 1,8 mil a R$ 2 mil por mês pelo trabalho realizado.

projeto reciclagem aracruz 1

Foram distribuídos coletores para separação dos resíduos em recicláveis e não recicláveis nas áreas externas e internas do campus. Ao todo, foram disponibilizados 10 pontos de coleta nas áreas externas e 7 pontos nas áreas internas dos blocos.

Nas áreas externas foram disponibilizados dois coletores com capacidade de 120 litros, um para resíduo reciclável e outro para não reciclável. Nas áreas internas dos blocos, como corredores e recepções, foram disponibilizados dois coletores de 60 litros, também divididos entre recicláveis e não recicláveis.

Tatiana conta que uma segunda parte do projeto vai permitir a ampliação dos pontos de coletas dentro da instituição. "Além de contribuir com a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade social, o projeto tem como foco conscientizar toda a comunidade acadêmica sobre a importância da coleta seletiva e destinação correta dos resíduos. Formando assim multiplicadores sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente", complementa.

O percurso do lixo
Os resíduos são recolhidos periodicamente e armazenados em containers de mil litros até a data da coleta, que acontece uma vez por semana. A coleta é realizada pela Recicle Aracruz. A entidade é uma organização civil social que iniciou a operação em 2016 e atua tanto nos perímetros urbanos quanto rurais.

A técnica em meio ambiente Fernanda Oliveira explica que os resíduos são coletados e transportados para a associação, em seguida ocorre o processo de triagem dos resíduos como papel, papelão, plástico, metal e vidro, e por fim, o material é prensado e acondicionado até fechar o volume de uma carga completa.

projeto reciclagem aracruz 3

"É muito comum o funcionário dessas empresas acharem que os resíduos sólidos coletados como plásticos todos terão o mesmo destino. Chegando aqui esse material e colocado na esteira e cada tipo de material e separado pelos associados", detalha.

Uma vez prensado, esses resíduos são colocados em sacos ou como eles chamam: "big berg de reciclagem". Fernanda também destacou a contribuição do trabalho dos catadores para o meio ambiente.

A presidente da Recicle Aracruz Daniele Pedroza acredita que parcerias como a associação estabeleceu com o Ifes faz com que esse trabalho amplie. "As parcerias da Recicle Aracruz com outras instituições são importantes para a divulgação da coleta seletiva, bem como da importância do trabalho dos catadores e a responsabilidade compartilhada de cada cidadão na geração de resíduos, visando o descarte adequado em prol da preservação do meio ambiente", conclui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página