Página inicial > Notícias > Núcleo Incubador do Campus Cachoeiro de Itapemirim comemora 10 anos de institucionalização

Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2024, 14h07 | Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2024, 14h08

O evento reuniu servidores, pesquisadores, bolsistas e alunos do Ifes.

NICAI 3

O Núcleo Incubador do Campus Cachoeiro de Itapemirim (NICAI) celebrou os 10 anos de institucionalização com um evento realizado no auditório do campus, na quinta-feira (1º). Desde 2014, o NICAI tem sido um ambiente dedicado ao desenvolvimento de negócios inovadores para abrigar startups e empresas “recém-nascidas” e com grande potencial de crescimento, além de apoiar outros arranjos para promoção da inovação.

A comemoração coincidiu com o 19º aniversário do Campus Cachoeiro de Itapemirim e contou com a presença do diretor-geral do campus, Edson Maciel Peixoto; o coordenador Sistêmico da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna; e o coordenador do NICAI, Lucas Poubel. O evento reuniu servidores, pesquisadores, bolsistas e alunos do Ifes.

O coordenador do NICAI, Lucas Poubel, ressaltou que muitos dos projetos são de alunos ou ex-alunos do Ifes, o que demonstra a importante articulação com a pesquisa aplicada. Ele explicou também que a incubadora serve como um canal para levar a pesquisa aplicada além da pesquisa acadêmica, promovendo a extensão e o desenvolvimento de empreendimentos. Assim, a incubadora oferece aos estudantes oportunidades de empreender e desenvolver negócios, o que se torna uma ferramenta de transformação social significativa para alunos e parceiros.

Lucas Poubel também enfatizou os planos e metas para os próximos anos do NICAI. “A gente quer internacionalizar a incubadora e os projetos que são apoiados por nós, principalmente os incubados. A gente quer também aumentar as parcerias que temos com atores, principalmente do setor produtivo, para que a gente consiga aliar o processo de agregação de valor aos empreendimentos incubados. Queremos ainda aumentar o número de mentorias, os tipos de mentorias e as áreas de atuação. Também queremos aumentar o volume de captação de recursos com os próximos editais que estão previstos para acontecer”.

NICAI
O Núcleo Incubador do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim (NICAI) possui atualmente 13 empreendimentos qualificados, dos quais 6 estão incubados, 5 são pré-incubados e 2 graduados. A estrutura do NICAI visa proporcionar aos empreendedores a utilização e compartilhamento de infraestrutura física e suporte gerencial para desenvolverem o negócio.

O núcleo trabalha com as linhas de atuação: Informática; Mecânica; Elétrica; Mineração; Rochas Ornamentais; Geologia; Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente; Tecnologias Educacionais; Tecnologias da informação e comunicação (TIC); Automação; Gestão da Inovação; Eletromecânica; Metalmecânica; Tecnologia Assistiva; Economia Criativa.

Mais informações pelo e-mail: nucleoincubador.ci@ifes.edu.br.

Incubadora do Ifes
A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido com a finalidade de oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, startups, organizações da sociedade civil). Organizada em 15 Núcleos Incubadores e vinculada à Agifes, a Incubadora proporciona aos empreendedores diversas oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, visando promover a evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade.

Mais informações pelo e-mail: incubadora@ifes.edu.br.